Nori Seto defende valores éticos para o uso da inteligência artificial

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/02/2024 08h05, última modificação 29/02/2024 08h22
Para conquistar seu primeiro mandato como vereador de Curitiba, parlamentar filiado ao Partido Progressitas (PP) fez 4.085 votos nas eleições de 2020.
Nori Seto defende valores éticos para o uso da inteligência artificial

Seto criou uma frente parlamentar para que vereadores avaliem a infraestrutura das instituições de ensino de Curitiba. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)

Descendentes de avós japoneses que imigraram para o Brasil, Nori Seto faz parte da primeira geração de sua família a nascer em Curitiba. Ele nasceu no Alto da Glória, mas com apenas 2 anos de idade, mudou-se para o bairro São Braz, onde reside até hoje. Em entrevista ao programa Você me representa, do CMC Podcasts, Seto ressaltou que foi no São Braz onde ele criou sua identidade, ao participar de clubes sociais, de movimentos estudantis e de grupos da comunidade japonesa. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Em 2020, Nori Seto conquistou 4.085 votos para assumir o primeiro mandato na Câmara Municipal de Curitiba. Atualmente, está filiado ao Partido Progressistas (PP). Tem como bandeiras a defesa da educação, da cultura e do meio ambiente. Entre seus projetos, destaca leis específicas para casos de doenças raras e ocultas, além de defender princípios éticos no uso de ferramentas dotadas de inteligência artificial na administração pública.

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube

Em proposta feita em agosto de 2023, o vereador busca estabelecer princípios e diretrizes na implementação e no uso da inteligência artificial por órgãos públicos municipais. Reconhecendo que essa tecnologia aumenta a eficiência, torna as decisões administrativas mais precisas e aprimora a prestação de serviços, alerta para possíveis riscos na captação de dados pessoais dos cidadãos. “Sempre tem de ter uma forma de verificar, de auditar, de saber se o uso da IA está sendo feito com transparência e dentro dos princípios éticos”, disse Nori Seto.

Além da preocupação ética com os novos recursos tecnológicos na gestão pública, o parlamentar destacou projetos na área da saúde. Para as chamadas doenças raras, Seto defende o encaminhamento prioritário. Já no caso das doenças ocultas, ele propõe o cordão de girassol, símbolo que identifica a pessoa que tem uma enfermidade que não é evidente. Na área ambiental, o parlamentar fomenta a regulamentação de mecanismos financeiros para conservar áreas naturais. Acerca da educação, Nori Seto ressaltou sua iniciativa na criação da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Infraestrutura e da Segurança das Escolas Municipais, com o objetivo de avaliar in loco as condições físicas de todas as instituições de ensino de Curitiba.

Os curitibanos têm um podcast para chamar de seu: CMC Podcasts

Com um conjunto de 14 programas, o CMC Podcasts é produzido pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba. Trata-se de uma ação de comunicação pública moderna, com foco na transparência. Além de entrevistas, como o Você me representa, há espaço para programas de debates de assuntos relevantes para a cidade. Os episódios são publicados no YouTube e no Spotify. 

Assista à entrevista com o vereador Nori Seto no Você me representa via YouTube ou Spotify.