No Dia dos Professores, vereadores agradecem o trabalho de ensino

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2019 13h05, última modificação 12/11/2021 07h13

“A escola era a minha segunda casa, pois a gente ia lá para comer. A gente passava muitas necessidades nas comunidades e as professoras acolhiam a gente”, testemunhou Edson do Parolin (PSDB), agradecendo as profissionais da Educação que trabalham no bairro.

Sabino Picolo (DEM), presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), somou-se às manifestações, destacando que diversos parlamentares desempenham o magistério, citando, além de Josete, o Professor Euler (PSD), o Professor Silberto (MDB), Dalton Borba (PDT), Bruno Pessuti (PSD) e Fabiane Rosa (DC). “A experiência de vocês como professores contribuem muito para o parlamento”, disse, acrescentando que outros vereadores, pela experiência no Legislativo, também ensinam muito aos colegas. “Cada um aqui tem um pouco de professor”, pontuou.

“A escola sozinha não vai resolver os problemas da sociedade, mas ela precisa ser acolhedora. Muitas vezes a oportunidade de uma vida mais digna para as camadas populares é a escola pública”, concordou Professora Josete (PT), que fez uma homenagem ao educador Paulo Freire pela data.

“Todos aqui somos professores, com alta carga de responsabilidade. Devemos formar e informar sobre aquilo que fazemos [no Legislativo]”, comentou Dalton Borba, docente universitário há 20 anos. Ele enalteceu o papel dos professores como agentes questionadores, que fomentam a reflexão crítica nos estudantes. “São profissionais mal remunerados pela atribuição que desempenham”, disse.

A data de 15 de outubro foi instituída oficialmente como Dia Nacional do Professor em 1963, pelo então presidente João Goulart. Ela é uma alusão ao dia em que o imperador Dom Pedro I, em 1827, por decreto criou o Ensino Elementar no Brasil. Hoje à noite, a partir das 20h, a CMC realiza uma sessão solene em alusão ao Dia do Professor, no Palácio Rio Branco (leia mais), e amanhã, no mesmo horário, entrega o Prêmio João Crisóstomo Arns a 22 personalidades que se destacaram nas áreas da educação e da cultura (veja aqui).