No Dia dos Agentes Comunitários, CMC encaminha pedidos da categoria à prefeitura

por José Lázaro Jr. — publicado 04/10/2021 18h41, última modificação 04/10/2021 18h41
Indicação de ato administrativo ou de gestão aprovada pelo plenário será enviada à prefeitura como sugestão.
No Dia dos Agentes Comunitários, CMC encaminha pedidos da categoria à prefeitura

Com a pandemia, as sessões da CMC são híbridas, presencial e por videoconferência. Na foto, Noemia Rocha. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (4), quando é comemorado o Dia Nacional dos Agentes Comunitários em Saúde, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram sugestão ao Executivo com demandas da categoria. Por iniciativa de Noemia Rocha (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte, que recentemente realizou audiência pública e Tribuna Livre sobre as condições de trabalho desses profissionais, a indicação será encaminhada à Prefeitura de Curitiba (203.00471.2021). “Há muitos agentes desistindo da carreira por falta de incentivo”, defendeu a parlamentar.

Os agentes comunitários em saúde e os agentes comunitários de combate a endemias apresentaram aos vereadores cinco pedidos. Eles são a mudança do regime celetista para o estatutário, uma vez que hoje eles são empregados públicos, mas desejam se tornar servidores; a atualização do vale-refeição, hoje de R$ 11,56, “que não paga nem um PF [prato feito]”, comentou Noemia Rocha; a equivalência do plano de saúde no Instituto Curitiba Saúde (ICS) com os demais servidores, “que é um absurdo [ainda não ser assim]”, apoiou Professora Josete (PT); a criação de um plano de carreira horizontal e vertical; e o pagamento do vale-transporte em espécie.

Apesar de não serem impositivas, as indicações aprovadas na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população para representá-los e submetidas ao plenário. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou, ou não, a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.

Aplausos e congratulações
Além da indicação, foram aprovados pelos vereadores de Curitiba votos de congratulações e aplausos (confira aqui). Um deles foi discutido em plenário, com o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) defendendo o papel do Bar do Juca como pólo de desenvolvimento no bairro Hugo Lange, onde o empório de secos e molhados funciona há 80 anos. “A região cresce no entorno do Bar do Juca”, justificou o parlamentar, após enumerar diversas personalidades políticas e culturais que eram frequentadoras do estabelecimento de João Abrão Lopes Izar (077.00260.2021).