No Dia do Meio Ambiente, Câmara coleta lixo eletrônico e exalta o grimpeiro

por Assessoria Comunicação publicado 05/06/2019 15h00, última modificação 08/11/2021 08h51

Nesta quarta feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, três aspectos do tema foram abordados pelos vereadores. A coleta de resíduos eletro-eletrônicos na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Dia do Grimpeiro (ave-símbolo de Curitiba) e o emprego de placas solares pelo Município foram os assuntos explorados respectivamente por João do Suco, ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Julieta Reis (DEM) e Bruno Pessuti (PSD).

João do Suco esteve hoje na Casa para divulgar a campanha de coleta de material eletro-eletrônico para fins de logística reversa. O ex-parlamentar destacou a atuação do prefeito Rafael Greca e da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, no sentido de conscientizar a população quanto à destinação deste material quando ele já perdeu sua vida útil. “É um celular usado, uma televisão que já não funciona, tudo isso pode ser coletado”, afirmou o ex-vereador. João do Suco lembrou que a coleta que acontece hoje na Câmara Municipal e na Regional do Boqueirão acontece das 9h às 17h.

Ele pontuou que o trabalho da prefeitura é feito por meio de Eco-Pontos ou Estações de Sustentabilidade, que são locais de entrega voluntária de resíduos sólidos gerados nas residências . “Quem contribui com seus resíduos eletro-eletrônicos também ajuda uma entidade social que envolve famílias”, explicou João do Suco. Ele também lembrou que foi autor, ao lado da vereadora Julieta Reis e do ex-vereador João Cláudio Derosso, do primeiro projeto no Brasil sobre o tema logística reversa (lei municipal 13.965/2012). “Essa lei foi editada antes da nacional”, disse ele, “e só faltaram os vasilhames de agrotóxicos, previstos naquela legislação”.

“Toda vez que contribuímos com a sustentabilidade estamos melhorando a nossa vida, porque a consciência em relação ao meio ambiente representa a nossa vida futura”, concluiu João do Suco. Julieta Reis reforçou a necessidade de a população continuar a separar o lixo orgânico do reciclável. Na opinião da vereadora, este é um hábito saudável que ajuda a manter o planeta mais limpo.

Divulgação do grimpeiro
“A gralha azul é a ave-símbolo do Paraná. Mas a ave-símbolo de Curitiba é o grimpeiro. Isso depois de muitos estudos”, defendeu Julieta Reis, autora da sugestão ao Executivo acatada nesta manhã (203.00107.2019). A ideia, disse ela, é que a Prefeitura de Curitiba confeccione folders com a fotografia e o histórico da espécie, para a divulgação nas escolas da cidade (públicas e privadas).

A ave possui cerca de 17 centímetros e recebe este nome porque habita os ramos secos do pinheiro, chamados de grimpa. “Não é um pássaro conhecido do grande público, das crianças. É uma espécie quase ameaçada de extinção, devido ao corte da araucária. Vive em florestas de araucárias e também em araucárias isoladas em quintais”, acrescentou.

A divulgação dos folders, completou Julieta Reis, levará às crianças “não só a valorização do grimpeiro, mas também da araucária”. Também conhecidas como rabo-de-espinho-da-araucária, a espécie foi declarada ave-símbolo de Curitiba pela lei municipal 13.544/2010.

Placas Solares
Bruno Pessuti destacou inicialmente que o Dia do Meio Ambiente é uma data importante para Curitiba que é considerada a “Capital Ecológica”. Ele disse que hoje (5) a Prefeitura irá inaugurar às 15 horas as placas solares sobre o telhado do Palácio 29 de Março, sede do Executivo. “Nada melhor que um um dia nublado tipicamente curitibano para provar que mesmo assim é possível gerar energia fotovoltaica”. Para Bruno, a cidade tem que ser cada vez mais sustentável e fazer a sua própria geração de energia. Essa tecnologia, segundo ele, poderia ser ampliada para terminais de ônibus, estações-tubo, ruas da cidadania, armazéns e a Caximba, que vai se transformar numa pirâmide solar.