Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 01/09/2009 20h05, última modificação 25/06/2021 09h52
Femoclam
O ex-vereador curitibano Valdenir Dias acompanhou parte da sessão plenária desta terça-feira (1o), na Câmara de Curitiba. Dias é presidente da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam). Foi saudado pelo primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT).

Bom trabalho
Em segundo turno, os parlamentares aprovaram iniciativa da vereadora Noemia Rocha (PMDB) de perpetuar o nome de Rosa Maria de Carvalho, a Irmã Rosinha, na cidade. Elogiaram a iniciativa os vereadores Jair Cézar, Mara Lima e Omar Sabbag Filho, todos do PSDB, além de Tico Kuzma (PSB) e Algaci Tulio (PMDB).

Educação física
Todos os profissionais formados em Educação Física foram saudados pelo vereador Algaci Tulio (PMDB), pela data de homenagem à categoria. De acordo com o parlamentar, hoje, 1o de setembro, é o dia nacional do profissional de educação física.

Fiscalização
Seguindo o exemplo da fiscalização da “lei dos biombos” nos bancos de Curitiba, o vereador Algaci Tulio (PMDB), que acompanhou as blitze, sugeriu em plenário que o cumprimento de outras leis aprovadas pela Casa também seja fiscalizado.

Loteamentos
Problemas de déficit habitacional, desativação de invasões irregulares, áreas de risco, favelas, infraestrutura e violência foram alguns dos temas que entraram em pauta nesta terça. A aprovação da mensagem do prefeito para adequação da legislação de parcelamento de solo que vai permitir a contratação do programa Minha Casa, Minha Vida recebeu diversos apartes, se estendendo durante a sessão plenária.

Melhor opção
Optar por novos loteamentos, ao invés reurbanizar áreas de invasão e de risco, foram defendidos pelos vereadores da bancada do PT. Jonny Stica, que é arquiteto urbanista, afirma que o loteamento é melhor opção para diminuir o déficit habitacional.

Resultados
Os novos loteamentos, devidamente projetados e com infraestrutura adequada, além de gerar empregos, podem, na opinião dos parlamentares, contribuir para a diminuição da violência na cidade e, principalmente, nas áreas ocupadas por pessoas de baixo poder aquisitivo.

Qualidade
A qualidade, plástica e o acompanhamento de profissionais da área da construção civil para as edificações também foram ressaltados pelos vereadores. “Fiquei admirada com o conforto e o cuidado em utilizar as cores diferenciadas nas fachadas para dar identidade às casas”, avaliou a vereadora Mara Lima (PSDB), ao se referir às construções desenvolvidas pela Cohab.