Nesta semana, CMC promove 5 solenes; João Carlos Régis será cidadão honorário

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 20/06/2022 08h25, última modificação 20/06/2022 12h09
Hoje, será realizada a solenidade Inspirações Curitibanas.
Nesta semana, CMC promove 5 solenes; João Carlos Régis será cidadão honorário

A Cidadania Honorária de Curitiba é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta semana, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove 5 sessões solenes para homenagear personalidades, entidades e profissionais que moram e contribuem para o desenvolvimento da cidade. Em uma delas, o advogado João Carlos Régis receberá a Cidadania Honorária de Curitiba nesta terça-feira (21), a partir das 19h30. Haverá, ainda, homenagens ao Dia Nacional da Polícia e do Bombeiro Militar; ao aniversário do 27° Batalhão Logístico do Exército Brasileiro; a profissionais de saúde que atuam no combate à covid-19; e à Uvepar (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná). 

Natural de Tapiraí (SP), o advogado João Carlos Régis se tornará cidadão honorário de Curitiba por seus 50 anos de atuação profissional na cidade. A iniciativa é do vereador Marcos Vieira (PDT), autor da lei que deu origem à homenagem (lei municipal 16.003/2022), aprovada pelo Legislativo em maio deste ano. “Desde 1972, ele exerce com extrema dedicação e competência a advocacia, tendo se notabilizado pela assessoria a entidades sindicais e empresas multinacionais”, elogiou o vereador, na sessão plenária em que o projeto foi aprovado em 1º turno.

João Carlos Régis é
bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, advogado desde o ano de 1972 e sempre atuou na área empresarial, voltada ao direito do trabalho, previdenciário e correlato (direito sindical, direito coletivo do trabalho, direito administrativo aplicado), dedicando-se no Judiciário trabalhista, em todas as instâncias. Foi sócio da Atec (Assessoria Tributária, Econômica e Contábil S/C) e integrou a comissão de estudos para a fundação do Instituto de Direito do Trabalho, organizada em 1989. É membro integrante, na qualidade de sócio fundador, do Sindicato dos Advogados do Estado do Paraná (Sinap).

A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. A honraria é regulamentada pela lei complementar municipal 109/2018 e é destinada a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade. A sessão solene será realizada no Palácio Rio Branco, sede da CMC, às 19h30 de amanhã.

Inspirações Curitibanas
Por iniciativa de Maria Leticia (PV), conforme requerimento 061.00025.2022, hoje (20), a CMC promove a solenidade “Inspirações Curitibanas” para homenagear mulheres profissionais de saúde que trabalham em hospitais, UTIs e prontos atendimentos da cidade, atendendo pacientes diagnosticados com covid-19, e que estiveram e ainda estão na linha de frente do combate à doença. A sessão solene também será às 19h30, no Palácio. Esta é a sexta vez que o evento é promovido por este gabinete parlamentar.

33 anos da Uvepar
Na quarta-feira (22), será a vez do Legislativo homenagear a Uvepar (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná) pelos 33 anos de atuação no nosso estado. A sessão solene foi agendada pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), segundo requerimento 061.00032.2022. A entidade foi fundada em 1989 com a missão de defender as causas dos vereadores e das câmaras municipais, buscar o espírito associativo entre os vereadores, além de difundir e dinamizar o espírito municipalista na busca pelo fortalecimento das gestões locais. A solenidade também será às 19h30, no prédio histórico. 

Aniversário do batalhão
Os 50 anos de fundação do 27° Batalhão Logístico "Batalhão Coronel Sylvio Christo Miscow" serão homenageados na quinta-feira (23), às 19h30, no Palácio Rio Branco. A iniciativa é de Osias Moraes (Republicanos), conforme o requerimento 061.00029.2022. A unidade do Exército Brasileiro está localizada na avenida Prefeito Erasto Gaertner, 1874, no bairro Bacacheri.

PM e bombeiros
O Dia Nacional do Policial e do Bombeiro Militares, celebrado no dia 24 de junho (lei federal 13.449/2017), também será comemorado pelo Legislativo de Curitiba, na próxima sexta-feira (24). A iniciativa é do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), conforme requerimento 061.00027.2022. A solenidade será às 15h, também no Palácio. 

Todas as sessões solenes da Câmara Municipal de Curitiba serão transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter.