Instituto Laura terá declaração de utilidade pública dada pela Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 09/05/2022 12h20, última modificação 09/05/2022 15h58
Em primeiro turno também foi concedida utilidade pública ao Instituto Esquerdinha e foram aprovadas homenagens a João Carlos Régis e a Rafael Flamel Cury.
Instituto Laura terá declaração de utilidade pública dada pela Câmara de Curitiba

Marco Sanfelice, Pier Petruzziello e Jac Fressato em plenário, após a aprovação da utilidade pública ao Instituto Laura. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Apoiando a expansão da tecnologia da inteligência artificial dentro do SUS, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (9), a concessão da declaração de utilidade pública ao Instituto Laura. Trata-se de mais um passo na consolidação da tecnologia criada por Jackson Fressato, em 2016, para antecipar riscos à saúde de pacientes em ambiente hospitalar (014.00056.2021). Nomeada de Robô Laura, a inteligência artificial, que analisa dados do prontuário médico de forma eletrônica, é “a primeira iniciativa cognitiva gerenciadora de riscos do mundo”, nas palavras de Pier Petruzziello (PP), autor da proposição.

Petruzziello lembrou que Laura era o nome da filha de Fressato, nascida em 2010, de forma prematura, e que não sobreviveu, vítima de sepse ainda na maternidade, após 18 dias de vida. Arquiteto de sistemas, o cientista da informação desenvolveu o robô para reduzir os casos de morte relacionados à sepse - que é o termo técnico para a infecção generalizada -, responsável por 25% das internações em leitos de UTI no Brasil, com letalidade de 65% dos casos. 

“Hoje, o Robô Laura ajuda a salvar 12 vidas por dia, em 13 hospitais-piloto. É uma ideia daqui da nossa cidade, que está ajudando a salvar muitas vidas”, destacou Petruzziello, lembrando que a declaração de utilidade pública foi incentivada pelo próprio prefeito Rafael Greca. “São coisas como essa que fazem a política valer a pena. No meio de ambientes muito hostis, de radicalismos, onde a política só é discurso e retórica, é gratificante ver que um gesto do nosso trabalho vale a pena”, completou, citando a participação de Fressato na CMC, há quatro anos, no início do trabalho, convidado pelo ex-vereador Bruno Pessuti para uma Tribuna Livre.

A votação foi acompanhada em plenário pelo próprio Jackson Fressato, presidente do Instituto Laura, e pelo diretor do instituto, Marco Sanfelice. A iniciativa recebeu elogios de Serginho do Posto (União), que enalteceu o desenvolvedor por “em um momento difícil enxergar a possibilidade de salvar vidas colaborando com a medicina”. Mauro Bobato (Pode) agradeceu a disponibilização do Robô Laura à Prefeitura de Curitiba durante a pandemia e Professora Josete (PT), elogiando a ciência, disse que “a empatia deve nos mover quando pensamos em criar tecnologia”. Márcio Barros (PSD) também apoiou a medida, que foi aprovada com 36 votos favoráveis.

Também receberá a declaração de utilidade pública o Instituto Esquerdinha, do ex-jogador João Marcio Emiliano (014.00049.2022). “Quem tem ligação com o esporte conhece o trabalho social que ele desenvolve, pois o Esquerdinha é um agente de transformação, de meninos e meninas que jogam bola”, justificou Denian Couto (Pode), autor da proposta. O vereador ressaltou a importância das atividades que acolhem crianças e jovens, tirando-os da rua para dentro de espaços de cidadania. “Não se constrói a dignidade senão pelo caminho do cidadão”, frisou. Sargento Tânia Guerreiro (União) e Marciano Alves (Solidariedade) apoiaram a iniciativa, que recebeu 30 votos favoráveis.

Cidadania honorária
Natural de Tapiraí (SP), o advogado João Carlos Régis receberá a Cidadania Honorária de Curitiba pelos seus 50 anos de atuação profissional na cidade (006.00001.2022). A homenagem foi trazida para o Legislativo pelo vereador Marcos Vieira (PDT), que destacou o trabalho de Régis no Direito Empresarial e do Trabalho. “Desde 1972, ele exerce com extrema dedicação e competência a advocacia, tendo se notabilizado pela assessoria a entidades sindicais e empresas multinacionais”, elogiou Vieira. Em plenário, Nori Seto (PP) apoiou a homenagem.

Homenagem póstuma
Com 22 votos favoráveis, foi aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba a homenagem póstuma a Rafael Flamel Cury, indicado por Alexandre Leprevost (Solidariedade) para denominar um logradouro público da capital do Paraná (009.00001.2022). Qualificado como ambientalista, espiritualista, radialista e ufologista pelo parlamentar, Leprevost destacou o papel de Rafael Cury na institucionalização da TV Comunitária em Curitiba, “com mais de 80 entidades do Terceiro Setor”, na organização “por mais de três décadas” do evento Diálogo com o Universo e que foi “o mais importante da modalidade no país”.

Rafael Cury nasceu em Piraí do Sul, em 1964, e faleceu, aos 56 anos de idade, em fevereiro de 2021, em Curitiba. Leprevost destacou que o homenageado é referência nos debates sobre espiritualidade, “sem sectarismos”, e um dos estudiosos mais reconhecidos internacionalmente no âmbito da ufologia. “Ele levou ao senador Flávio Arns a proposta de lei da criação do Setembro da Paz”, citou o vereador, que qualificou o legado de Rafael Cury como “uma história muito bonita”.