Nesta quarta, Tribuna Livre debate retomada das aulas presenciais

por Fernanda Foggiato — publicado 05/02/2021 14h47, última modificação 05/02/2021 14h47
A convite de Mauro Bobato, diretora da Secretaria Municipal da Educação também vai falar sobre o programa Conhecer para Prevenir.
Nesta quarta, Tribuna Livre debate retomada das aulas presenciais

Na rede municipal, aulas presenciais devem ser retomadas, em modelo híbrido, dia 18 de fevereiro. (Foto: Michelle Stival da Rocha/CMC).

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre desta quarta-feira (10), a  diretora do Departamento de Logística da Secretaria Municipal da Educação (SME), Maria Cristina Brandalize. Por proposição de Mauro Bobato (Pode), ela foi convidada para falar sobre o retorno das aulas presencias na rede municipal, previsto para o dia 18 de fevereiro, e do programa Conhecer para Prevenir (CPP), desenvolvido em parceria com a Defesa Civil (076.00002.2021).

Depois de uma paralisação de quase um ano, devido à pandemia da Covid-19, o retorno das crianças às escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foi planejado em modelo híbrido (presencial e com videoaulas, em semanas alternadas). Por meio de formulário disponibilizado na página da SME, os pais ou responsáveis podem escolher entre esse formato ou optar apenas pelas atividades remotas, por meio da TV Escola Curitiba e do suporte com kits pedagógicos. A pesquisa estará disponível até o dia 10.

Na sessão da última quarta-feira (3), Mauro Bobato disse que a proposta inicial da Tribuna Livre era a apresentação do programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir (lei municipal 14.579/2014). No entanto, com o debate sobre a retomada das aulas presenciais, o vereador decidiu incluir no convite a fala sobre a preparação da rede municipal para o acolhimento seguro das crianças.

O CPP
Desenvolvido por meio da Defesa Civil e da SME, o Conhecer para Prevenir começou a ser articulado, em 2005, em unidades da Regional Matriz. Com os resultados positivos, foi ampliado ao restante da rede pública municipal. O programa tem como objetivo preparar os estudantes para o enfrentamento de situações de emergência na escola e em diferentes situações do dia a dia, seja na rua, em casa e em locais com concentração de pessoas.

Alunos e professores recebem, por exemplo, formação em primeiros socorros e para a prevenção e combate a incêndios. Dentre outras ações, também são abordados desastres naturais; cuidados durante e depois de fenômenos naturais; e a segurança no lar. Em 2018, o programa foi expandido para os Centros de Educação (CEIs) contratados. Em 2019, a estabelecimentos da rede privada de educação.

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é prevista no Regimento Interno da CMC. A atividade ocorre às quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que seja aprovada a inversão da pauta.

As discussões são sugeridas pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. As sessões plenárias têm transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.