NB Futebol Clube terá a Utilidade Pública de Curitiba

por Fernanda Foggiato — publicado 01/03/2023 15h45, última modificação 06/03/2023 10h23
Os vereadores aprovaram o projeto de lei em primeira votação unânime.
NB Futebol Clube terá a Utilidade Pública de Curitiba

Diretor do NB Futebol Clube, Rafael Biazzetto acompanhou a votação. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (1º), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avalizou, em primeiro turno unânime, o projeto de lei para conceder a Declaração de Utilidade Pública ao NB Futebol Clube. Conforme o relatório de atividades, a organização atua na formação de jovens atletas, mas também possui ações de responsabilidade social. De iniciativa do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), a proposição teve 29 “sim” (014.00031.2022). A segunda votação está prevista para a sessão da próxima segunda-feira (6), para então a matéria ser encaminhada para a sanção do Executivo.

“Claro que futebol é a paixão nacional. Para a NB, é uma ferramenta. É mais que negócios, é uma ferramenta para a transformação de vidas. E dentro do projeto NB Futebol Clube estão disciplina, competitividade, prazer e principalmente formação de caráter”, destacou. “O projeto atende crianças a partir de 3 anos de idade e o objetivo é transformação para vida e educando através do esporte.”

“São mais de mil alunos nesses dez anos de história são mais de 50 aletas que hoje estão participando de equipes profissionais no Brasil e no exterior”, continuou Barros. O vereador frisou os títulos conquistados e a qualificação da diretoria e treinadores, mas também as ações sociais desenvolvidas pelo NB. O clube apoia a Associação Caminho da Vida, instituição que abriga crianças e adolescentes em situação de maus-tratos e violência doméstica.

“Eu sou testemunha deste trabalho. Como já falei em outras oportunidades, eu tenho um filho que é formado no futebol de salão, hoje joga no futebol de campo, e eu pude acompanhar e perceber a importância do NB”, disse Alexandre Leprevost (Solidariedade). “Sou suspeito, né, como presidente de clube amador, a Sociedade Iguaçu de Santa Felicidade, a gente sabe o quanto é importante a inserção dos jovens”, citou Sidnei Toaldo (Patriota).

Leonidas Dias (Solidariedade) ressaltou a estrutura do NB, hoje com três sedes, e para ele “serve sim como referência na formação de atletas e cidadãos através do esporte”. Para Mauro Bobato (Pode), a Utilidade Pública é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido e também permitirá que o clube “possa avançar mais, possa buscar recursos”. “O esporte transforma vidas”, observou João da 5 Irmãos (União).

“É mais do que o esporte, é o trabalho social”, apoiou Amália Tortato (Novo). A vereadora, no entanto, relembrou que o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, em vigor desde 2014, desburocratiza o acesso aos recursos públicos. “Futebol e o que eles fazem também socializa a criança e o jovem. Acho importante, neste momento, ter esse apoio através da Utilidade Pública”, disse Serginho do Posto (União). Angelo Vanhoni (PT) encerrou o debate: “O que o senhor trouxe aqui é exatamente a discussão que importa a todos nós. Educação e esporte, como que essas duas coisas podem estar juntas”.

As sessões plenárias são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter