Vereadores apoiam valorização do Carnaval de Curitiba

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Alex Gruba — publicado 01/03/2023 17h30, última modificação 01/03/2023 17h58
A Câmara Municipal aprovou votos de congratulações às escolas de samba Mocidade Azul e Deixa Falar.
Vereadores apoiam valorização do Carnaval de Curitiba

A Escola de Samba Mocidade Azul foi a campeã da Divisão Especial do Carnaval de Curitiba em 2023. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Na sessão plenária desta quarta-feira (1º), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou dois requerimentos de votos de aplausos e congratulações, com o objetivo de valorizar o Carnaval da capital paranaense. Os reconhecimentos públicos são voltados às escolas de samba Mocidade Azul, pelo título de Campeã da Divisão Especial de 2023, e Deixa Falar, campeã da Divisão de Acesso (respectivamente, 077.00063.2023 e 077.00064.2023).

A iniciativa das duas homenagens é do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), que parabenizou todas as escolas que participaram do Carnaval curitibano, principalmente por conta das condições adversas do clima. “A gente sabe que esse Carnaval foi um dos melhores, quase 18 mil pessoas participaram, e, além disso, o clima, a chuva, o tempo ruim, frio. Mas a avenida ficou lotada”, ressaltou. “E também a Fundação Cultural, que fez um trabalho excelente com todas as escolas de Curitiba”, elogiou.

Na sequência, Angelo Vanhoni (PT) parabenizou a vencedora Mocidade Azul e todas as escolas que participaram. O vereador aproveitou para destacar requerimento de sua iniciativa, que será votado em plenário na próxima semana, para a realização de audiência pública, no dia 17 de março, com o tema “Valorização da cultura popular: avanços e desafios do Carnaval de Curitiba” (407.00004.2023).

O Carnaval em Curitiba precisa ser ressignificado, precisa ser repensado. Por isso a ideia da audiência pública, para que o Município trate com um pouco mais de zelo essas tradições que nós temos na nossa cidade. Tem muito samba aqui, tem muita criatividade, muito talento, muita educação, tem muito trabalho de memória feito pela comunidade, sobretudo a comunidade negra dos bairros periféricos da nossa cidade”, defendeu Vanhoni.

Museu Planeta Água
Ainda em incentivo à cultura, Herivelto Oliveira (Cidadania) também discutiu os quatro votos de congratulações de sua autoria, dedicados à equipe responsável pelo Museu Planeta Água: seu curador, Aurélio Sant'anna (077.00057.2023); o idealizador do espaço, Wilgor Caravanti (077.00058.2023), sua curadora de conteúdo, Maria Celeste Corrêa (077.00059.2023); e o diretor criativo Ericson Straub (077.00056.2023). “É um museu muito importante criado em Curitiba, no fim do ano passado, e tem atraído muitos estudantes, muitos curiosos, e é um museu muito bonito. Então, eu gostaria de deixar esses votos de congratulações a essas quatro pessoas”, declarou o vereador.

Demais homenagens
Outros votos de congratulações foram acatados na segunda parte da ordem do dia, nesta manhã. A vereadora Noemia Rocha (MDB) defendeu homenagem de sua iniciativa ao pastor José Florêncio, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Jardim Gabineto, pelas comemorações de seu aniversário de 90 anos (077.00065.2023). “Não posso deixar de sinalizar o papel fundamental do pastor José Florêncio. Ele é um homem de ação social, trabalhou a vida inteira ajudando pessoas ali no Lar Esperança”, sinalizou. Eder Borges (PP) pontuou que também teve a oportunidade de conhecer o pastor Florêncio durante sua primeira campanha para a CMC, em 2016: "De fato, é um projeto sério.”

O Pastor Marciano Alves (Solidariedade) defendeu a entrega dos votos de congratulações para o Instituto Bíblico e Escola de Ministério (Ibem), proposição de sua iniciativa (077.00071.2023). “[A entidade] tem feito um trabalho excelente na nossa capital. Só no ano passado, foram mais de 7 mil alunos que receberam as instruções, principalmente nas comunidades. Em todo o Brasil, realiza um trabalho fantástico”, explicou o autor. Ele também elogiou o trabalho realizado pela instituição com os indígenas das aldeias Amambai e Bororó, no Mato Grosso do Sul.


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba