Natal de Curitiba: prédio histórico da Câmara recebe iluminação especial

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 20/12/2023 11h50, última modificação 21/12/2023 09h25
Palácio Rio Branco é atração no Natal de Curitiba em dezembro. Veja quais causas a Câmara também apoiou neste mês.
Natal de Curitiba: prédio histórico da Câmara recebe iluminação especial

Iluminação especial de Natal na CMC continua até o dia 31 de dezembro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Palácio Rio Branco ganhou iluminação especial no mês de dezembro. Além do tradicional apoio às campanhas de conscientização e cívicas, o prédio histórico entrou no clima das festas de final de ano e exibiu uma iluminação natalina. Aos interessados, ainda é possível tirar uma foto com a icônica construção nas luzes verdes, vermelhas e brancas, pois a iluminação especial de Natal começou no dia 18 e continuará até o dia 31 de dezembro. 

Conscientização sobre o câncer de pele

Mais cedo neste mês, a CMC também apoiou a campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele, promover a importância da fotoproteção e reforçar a necessidade de seguir as orientações das autoridades de saúde. 

A SBD alerta que o câncer de pele corresponde a 1/3 de todos os diagnósticos de neoplasias no Brasil. Segundo registros do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados cerca de 176 mil novos casos a cada ano. A doença é causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e são provocadas, principalmente, pela exposição excessiva aos raios ultravioletas.

A cor laranja, escolhida para representar a campanha e que iluminou o prédio histórico entre os dias 11 a 17 de dezembro, chamou a atenção para os perigos da exposição solar excessiva. Além de ser uma cor vibrante e chamativa, o que a torna eficaz para atrair a atenção das pessoas, o laranja está associado ao sol, sendo uma cor que evoca os tons quentes e brilhantes que muitas vezes estão relacionados ao verão e ao aumento da incidência solar no período.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza campanhas periódicas com orientações, diagnósticos e formas para o tratamento do câncer de pele. A prevenção, porém, ainda é a melhor medida para evitar o câncer de pele. Para tanto, é preciso manter a proteção solar diariamente, mesmo quando o clima está nublado. A proteção solar deve ser física – através de roupas e chapéus que cobrem o corpo – e química – através do uso de protetores solares acima de FPS 15. 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Entre os dias 1º a 10 de dezembro, as luzes do Palácio Rio Branco se uniram ao movimento mundial que resultou no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no 3 de dezembro. A data foi criada para reconhecer as conquistas, desafios e, acima de tudo, promover a inclusão e o respeito para com a comunidade global de pessoas com deficiência.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as questões relacionadas à deficiência e promover a igualdade de oportunidades, direitos e bem-estar destas pessoas. De acordo com a ONU, aproximadamente 15% da população mundial vive com algum tipo de deficiência.

A cada ano o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado com um tema específico, que alertam para as prioridades no campo dos direitos e bem-estar dessa população. Em 2023, o tema é “Unidos na ação para resgatar e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para, com e por pessoas com deficiência”.

Homenagem à independência da Finlândia 

Já no dia 6 de dezembro, o Palácio Rio Branco “se vestiu” de azul e branco em homenagem ao Dia Nacional da Finlândia. Nesta data, em 1917, a Finlândia declarou sua independência, após oito séculos sendo parte do Reino da Suécia. Em 1919, com a adoção da Nova Constituição, a Finlândia tornou-se uma república. 

Iluminação temática

Construído entre 1891 e 1895, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. Os destaques, do primeiro semestre deste ano, foram as iniciativas na área da saúde pública.

O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.

No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por no máximo uma semana. 

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lazaro.
Revisão: Ricardo Marques