Pastoral da Pessoa Idosa participa da Tribuna Livre da CMC

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 18/11/2022 11h00, última modificação 16/11/2022 17h21
As convidadas devem discorrer sobre o impacto do envelhecimento da população brasileira.
Pastoral da Pessoa Idosa participa da Tribuna Livre da CMC

A Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada em 2004. Na foto, baile reunindo público da melhor idade. (Foto: Ricardo Marajó/FAS)

Na Tribuna Livre da próxima quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). A convite do vereador Serginho do Posto (União), as oradoras serão a coordenadora nacional da entidade, Maria do Rocio, e a responsável pelas relações institucionais, Regina Ribas (076.00039.2022). 

A ideia é que as representantes da Pastoral da Pessoa Idosa falem do impacto do envelhecimento da população não só de Curitiba, mas de todo o Brasil. As convidadas também devem falar dos trabalhos desenvolvidos pela instituição, do fomento à criação de políticas públicas para essa população e da importância de parcerias para a expansão de suas atividades. 

A Pastoral da Pessoa Idosa foi fundada em 2004 pela médica Zilda Arns, coordenadora da entidade até janeiro de 2010, quando faleceu durante um terremoto no Haiti. Presente em mil municípios brasileiros, a instituição atende mensalmente 170 mil idosos por meio de visitas domiciliares. Atualmente, conta com cerca 25 mil líderes voluntários. 

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, ou a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, entre outros assuntos. 

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos, de candidatos a cargos eletivos e de integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária. 

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas já abordados na Tribuna Livre em 2022. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão de estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba