Na Tribuna Livre, Hospital Cajuru apresenta balanço e projetos

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2019 08h50, última modificação 11/11/2021 07h23

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre da sessão plenária desta quarta-feira (23), os médicos Juliano Gasparetto e José Augusto Ribas Fortes – respectivamente, diretor-geral e diretor técnico do Hospital Universitário Cajuru. A convite do vereador Paulo Rink (PL), eles vão apresentar as atividades da instituição e os projetos para 2020 (076.00043.2019).

“O principal objetivo será a prestação de contas sobre as atividades do hospital, principalmente sobre os atendimentos com recursos do Sistema Único de Saúde, otimizados graças aos equipamentos adquiridos com recursos de emendas parlamentares, nos últimos anos”, aponta o vereador Paulo Rink.

Só no Orçamento 2019, em emenda coletiva assinada por 20 parlamentares, o Cajuru recebeu R$ 510 mil, sendo R$ 160 mil da cota individual de Rink – o maior aporte à proposição (308.00652.2018). O objetivo era a auxiliar a compra de um aparelho de raios X digital. A saúde municipal, aliás, foi a prioridade nas proposições coletivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) vigente (saiba mais).

Inaugurado em 1958, o Hospital Universitário Cajuru é referência em trauma, urgências e emergências médicas em Curitiba, Região Metropolitana e no Paraná. Também é destaque em alta complexidade em Ortopedia, Traumatologia, Neurologia e Neurocirurgia. As atividades hospitalares são mantidas pela Associação Paranaense de Cultura (APC), e os atendimentos são feitos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é prevista no Regimento Interno da CMC. A atividade ocorre às quartas-feiras, durante a sessão plenária. Geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições - a menos que seja aprovada a inversão da pauta.

As discussões são sugeridas pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. A atividade pode ser acompanhada em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook ou no Twitter.