Na terça, Corrida da Polícia Federal pode virar evento oficial em Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 15/09/2023 11h20, última modificação 15/09/2023 11h33
Vereadores decidirão sobre inclusão da Corrida da Polícia Federal no calendário de eventos e mais duas Declarações de Utilidade Pública.
Na terça, Corrida da Polícia Federal pode virar evento oficial em Curitiba

Corrida da Polícia Federal acontece na semana de 28 de março, que é o aniversário da corporação. (Foto: Divulgação/ASPF)

Por iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votará, na terça-feira (19), a inclusão da Corrida da Polícia Federal no calendário oficial de eventos da cidade. A atividade esportiva acontece anualmente, na semana do dia 28 de março, em alusão à criação da corporação, no ano de 1944. Na última edição, em 2023, 3 mil pessoas participaram do evento, que teve percursos diferentes e “corrida kids”. “O objetivo é trazer cada vez mais pessoas para a prática esportiva”, justifica o parlamentar.

“O evento é inclusivo, contando com a participação do Instituto Anjo Azul, que presta serviços de apoio a pessoas com transtorno de espectro autista e seus familiares, e do Projeto Pernas Solidárias, que trabalha com a inclusão de pessoas com deficiência na corrida de rua através de triciclos adaptados”, destaca Sidnei Toaldo. Na prática, a inclusão do evento calendário oficial aumenta o respaldo dos organizadores junto ao poder público, facilitando a mobilização de apoios para a realização das atividades. A corrida é organizada pela Associação dos Servidores da Polícia Federal (005.00097.2023).

Na terça-feira, além dos segundos turnos dos projetos aprovados na véspera, será votada a concessão da Declaração de Utilidade Pública para o Instituto Democracia Popular (014.00017.2023), por iniciativa dos vereadores da federação PT-PV. Na quarta (20), há a indicação do mesmo título para o Instituto Playing For Change (014.00024.2023), requerida por Dalton Borba (PDT). A declaração emitida pela CMC faz as vezes de um atestado de bons antecedentes, sendo um requisito formal para a assinatura de convênios das organizações com o poder público.