CMC vota Dia do Rei Pelé e homenagem a Rui Hara na segunda

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 15/09/2023 10h30, última modificação 18/09/2023 09h27
Projeto transforma o 19 de novembro no Dia do Rei Pelé, dedicado à celebração do esporte brasileiro, em alusão ao milésimo gol do ex-jogador de futebol.
CMC vota Dia do Rei Pelé e homenagem a Rui Hara na segunda

Homenagem a Pelé pode virar lei na cidade de Curitiba. (Foto: Santos FC/Divulgação)

Duas homenagens são destaque das votações da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta segunda-feira (18), que tem três projetos de lei pautados para apreciação em primeiro turno e nove sugestões aos poderes públicos. Avançando na agenda de incentivo à prática esportiva na capital do Paraná, será votada a criação do Dia do Rei Pelé, a ser comemorado anualmente no 19 de novembro, que é a data do milésimo gol do ex-jogador de futebol e ícone do esporte brasileiro.

Os vereadores Bruno Pessuti (Pode), Eder Borges (PP), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT), Mauro Bobato (Pode), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tito Zeglin (PDT) são coautores da criação do Dia do Rei Pelé, protocolada pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode). O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos de idade, em decorrência de um câncer.

“As contribuições de Pelé para o futebol, para o esporte em geral e para o Brasil são amplamente conhecidas e destacadas. Sua postura de cuidado com os mais vulneráveis, notadamente as crianças, merece igual reconhecimento”, diz a justificativa do projeto de lei, que enfatiza a parceria do atleta com o Hospital Pequeno Príncipe, onde Pelé incentivava a pesquisa sobre saúde. Criado em 2006, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe hoje é a casa de 96 projetos científicos, 13 dos quais sobre a covid-19 (005.00157.2023).

Ex-vereador, Rui Hara pode se tornar Vulto Emérito de Curitiba

Na mesma sessão plenária, os vereadores poderão conceder a Rui Hara o título de Vulto Emérito de Curitiba, que é a maior homenagem que uma pessoa natural da capital do Paraná pode receber do poder público da cidade. Na justificativa do projeto de lei, Nori Seto (PP) destaca a vinculação de Hara à comunidade nipônica, desde os avós na Colônia Cacatu, em Antonina, passando pelo trabalho dos pais no Mercado Municipal, até a atuação na União dos Gakusseis e na Nikkei Curitiba.

“[Rui Hara] É um idealista que acredita que a comunidade nikkei deve preservar sua cultura e ao mesmo tempo repassá-la para a sociedade para dar sua contribuição na formação da cultura brasileira”, justifica Nori Seto. Na vida política, Hara foi vereador de Curitiba por três legislaturas, deputado estadual, secretário municipal de Assuntos Metropolitanos e de Governo em Curitiba, além do trabalho na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, ligada ao governo do Paraná (116.00001.2023).

A lista de projetos em discussão na segunda-feira tem também uma proposição da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União), na qual ela pede a concessão de Declaração de Utilidade Pública à organização social Casa do Filho Pródigo (014.00045.2022). A entidade atua na distribuição de mantimentos a pessoas em situação de rua, no apoio para que elas retornem para as suas famílias e na moradia temporária àqueles que cumprem um programa de reinserção social.

Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas pode ser criada na segunda

Na segunda parte da Ordem do Dia, após a votação dos projetos de lei, os vereadores decidirão sobre requerimentos e indicações. Na relação está a criação da Frente Parlamentar Em Defesa dos Taxistas de Curitiba (422.00007.2023), da qual farão parte onze vereadores, sendo que o pedido foi protocolado por Alexandre Leprevost (Solidariedade). Também será votada a sugestão para que o Executivo promova a gratuidade do ônibus no dia 1º de outubro, quando acontece a eleição para o Conselho Tutelar (205.00356.2022).