Na quinta, livro sobre vereadoras de Curitiba será lançado na CMC

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 13/12/2022 09h00, última modificação 13/12/2022 09h56
Iniciativa do evento é da Comissão Executiva do Legislativo
Na quinta, livro sobre vereadoras de Curitiba será lançado na CMC

Marco histórico do livro, a eleição de Maria Olympia Carneiro Mochel, está registrado na Galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima quinta-feira (15), a Câmara de Vereadores será o palco do lançamento do livro “Vereadoras de Curitiba – Análise prosopográfica da trajetória das eleitas entre 1982 e 2016”. Organizado pela Comissão Executiva do Legislativo – conforme o requerimento 067.00010.2022, aprovado nesta segunda-feira (12) – o evento será às 15h, no auditório da Casa, localizado no Anexo 2.

A obra é de autoria da cientista social Jeanette Soares e tem o selo da editora Dialética. Com 228 páginas, o livro está estruturado em sete capítulos e, segundo a justificativa do requerimento que agendou seu lançamento, “se torna importante ferramenta de análise dos fatores de construção e ocupação dos espaços políticos pelas mulheres, cuja representação vem aumentando a cada Legislatura, ainda que longe do ideal”.

No resumo da publicação, destaca-se que, apesar de ter sido fundada em 1693, somente em 1947 é que ocorreu a primeira eleição de uma mulher para uma cadeira de vereadora na Câmara Municipal de Curitiba. Este marco histórico – a eleição de Maria Olympia Carneiro Mochel, aos 21 anos de idade –, inclusive, está na página Nossa Memória do Legislativo, que resgata a história das ex-vereadoras da cidade, com a Galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”.

Segundo a autora do livro, o foco da investigação foi o “ciclo de vida e trajetória política prévios à primeira vitória eleitoral”. As etapas da pesquisa foram orientadas pela discussão da literatura sobre mulheres e legislativo e pelo método prosopográfico, utilizando-se de fontes históricas e entrevistas.

Outras solenidades
No mesmo dia estão confirmadas outras duas solenidades. Às 14h, no Palácio Rio Branco, será realizada a entrega de diversos votos de congratulações e aplausos por iniciativa de Jornalista Márcio Barros (PSD), conforme requerimento aprovado nesta segunda-feira (12) pelo plenário (
061.00050.2022). Logo mais, às 19h, também no plenário, o mandato da vereadora Maria Leticia (PV) promove a solenidade “Inspirações Curitibanas”, para destacar mulheres profissionais de saúde que atuaram na linha de frente do combate à covid-19. Este evento foi aprovado pela CMC em 7 de novembro (061.00050.2022).