Na quinta-feira, Rosa Osaki recebe vulto emérito de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 09/05/2022 08h45, última modificação 09/05/2022 11h28
A homenageada é filha de imigrantes japoneses. A honraria é a maior distinção que o município concede a uma pessoa nascida na capital do Paraná.
Na quinta-feira, Rosa Osaki recebe vulto emérito de Curitiba

As sessões solenes da CMC voltaram a ser realizadas no formato presencial, no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima quinta-feira (12), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para a entrega do título de Vulto Emérito da cidade a Rosa Osaki. A honraria é a maior distinção que o município concede a uma pessoa nascida na capital do Paraná. A solenidade será presencial, às 19h30 no Palácio Rio Branco, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. 

A iniciativa da solenidade é de Nori Seto (PP), mas o autor da lei que deu origem à homenagem a Rosa Osaki (lei municipal 15.580/2019) é o ex-vereador Professor Matsuda. O projeto de lei que concedeu a honraria foi aprovado pelo Legislativo em dezembro de 2019

A homenageada é curitibana e possui formação acadêmica em três áreas diferentes: Sociologia e Administração Pública, ambas em 1964 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR); e Educação Física, em 1968 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sempre atuou fortemente nas comunidade escolar e suas ideias a fizeram ser conhecida, na década de 1970, como “A Professora Revolucionária” em escolas de freiras onde lecionou.   

Filha de imigrantes japoneses, Rosa Osaki participa ativamente da Associação Beneficente Cultural Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei), fundada por seus avós, na qual já atuou como vice-presidente educacional e responsável pelo apoio gerencial da Casa do Estudante Nipo-Brasileira de Curitiba (CENIBRAC). Também já integrou o conselho da Fundação de Ação Social (FAS). 

Vulto Emérito
O título que será entregue nesta semana foi instituído em 1963 pela CMC – pela lei municipal 2.255/1963, hoje revogada – e atualmente é regulamentado pela lei complementar 109/2018. O Vulto Emérito de Curitiba é destinado a pessoas nascidas na capital, que têm reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, e que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. 

A sessão solene que marcará a homenagem a Rosa Osaki será nesta quinta, às 19h30. A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: YouTube, no Facebook e no Twitter.