Na quinta, Comissão de Saúde acompanha refeições do Mesa Solidária

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 20/06/2023 07h00, última modificação 20/06/2023 09h02
Vereadores de Curitiba terão agenda às 12 horas, no equipamento da praça Tiradentes, e às 18 horas, no Viaduto do Capanema.
Na quinta, Comissão de Saúde acompanha refeições do Mesa Solidária

A Comissão de Saúde e Bem-Estar Social teve reunião extraordinária nessa segunda-feira, após a sessão plenária. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) agendou para a próxima quinta-feira (22) duas visitas ao Programa Mesa Solidária, que distribui refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial à população em situação de rua. Às 12 horas, a atividade será no Mesa Solidária da praça Tiradentes, para acompanhar o almoço. Às 18 horas, o objetivo é acompanhar a entrega do jantar no equipamento localizado no viaduto do Capanema.

As visitas foram informadas pelo presidente do colegiado, Alexandre Leprevost (Solidariedade), durante a reunião extraordinária dessa segunda-feira (19), após a sessão plenária. “Fazendo os levantamentos e marcando os horários, ficamos sabendo de uma situação. […] O Mesa Solidária da praça Rui Barbosa está fechado. Não vai ser possível fazer a visita, não está acontecendo lá a distribuição de alimentos. A instituição que organizava a distribuição no local atendeu até dezembro do ano passado”, ponderou o vereador.

A instituição está atendendo agora na Igreja do Bom Jesus, mas esse atendimento não faz parte do Mesa Solidária”, concluiu. Para Alexandre Leprevost, o fechamento deve estar influenciando “o que está acontecendo na praça Tiradentes”, tema de debate em plenário nas últimas semanas.No site da prefeitura tem três locais”, observou Noemia Rocha (MDB). Conforme João da 5 Irmãos (União), haveria outro ponto do programa no Tatuquara.

As visitas da Comissão de Saúde ao Programa Mesa Solidária, da Prefeitura de Curitiba, foram discutidas na semana passada, durante uma reunião extraordinária do colegiado. Na última quinta (15), os vereadores também tiveram uma agenda com o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.

Dependência química

A convite de Oscalino do Povo (PP), a Comissão de Saúde recebeu, nessa segunda, representantes da Associação Casas do Servo Sofredor (CSS), que acolhe e oferta atividades multidisciplinares para dependentes químicos em processo de recuperação. Além do Paraná, frisou o vereador, a entidade desenvolve atividades no estado de Santa Catarina. O coordenador-geral da instituição, Geraldino do Espírito Santo, falou da história da CSS, fundada há 29 anos, e da importância das emendas parlamentares.

“Ela abre esses princípios para as pessoas que queiram realmente fazer esse processo de renovação de vida, de autorresgate”, afirmou. O número de acolhidos apenas no Mosteiro Monte Carmelo, sede da instituição, é de cerca de 90 pessoas. No local, afirmou, inclusive foi construído, com a ajuda de emendas parlamentares de diversos vereadores, um consultório onde é realizado atendimento odontológico aos dependentes químicos em recuperação. Outras atividades, citou o coordenador-geral, são o atendimento psicológico e palestras para a comunidade para a prevenção do uso de drogas.

Os vereadores participaram do debate com o convidado. Na avaliação Leprevost, “as políticas públicas acabam falhando no acolhimento”, em humanizar esse processo. “Realmente a pessoa, no processo de acolhimento, é muito importante para ela se sentir em casa, se sentir bem acolhida”, concordou Geraldino. A Oscalino do Povo, ele falou que “o homem é mais resiliente” para completar o tratamento contra a dependência química.

Noemia Rocha falou do trabalho “fenomenal” da comunidade religiosa nesta área, mas que precisa de mais apoio do poder público. Para a vereadora, Geraldino reforçou o papel das emendas destinadas pela Câmara. Em resposta a João da 5 Irmãos, o coordenador-geral falou, ainda, que é "difícil mensurar" o número de acolhidos em Curitiba, e que, muitas vezes, é necessário esperar pela vaga na CSS. Ele afirmou ao Pastor Marciano Alves (Solidariedade) que não há atrasos nos repasses da Prefeitura de Curitiba. Também acompanharam a visita, pela Casa do Servo Sofredor, a coordenadora Célia de Oliveira e o assistente administrativo Pedro Henrique de Almeida.

Projetos de lei

A Comissão de Saúde e Bem-Estar Social também avalizou o trâmite dos dois projetos de lei em pauta. Um deles, de iniciativa do vereador Ezequias Barros (PMB), pretende declarar de Utilidade Pública Municipal a Associação Casa Ação, que recebe jovens que completaram a maioridade em acolhimento institucional (014.00050.2022). No outro, apresentado pela Sargento Tânia Guerreiro (União), a ideia é conceder a declaração para o Instituto Música e Arte (IMA), de democratização do acesso à música e à arte (014.00023.2023).

Compete à Comissão de Saúde e Bem-Estar Social debater as matérias relativas à saúde e assistência social em geral, à higiene e profilaxia sanitária, à assistência sanitária, à alimentação, à nutrição, às práticas esportivas e ao lazer. As reuniões ordinárias são quinzenais, às quartas, após a sessão plenária. Além de Alexandre Leprevost, presidente, o colegiado reúne João da 5 Irmãos, vice, Noemia Rocha, Oscalino do Povo e Pastor Marciano Alves.