Na quarta, Tribuna Livre debate mobilidade urbana inteligente

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 09/09/2022 09h00, última modificação 12/09/2022 15h45
O convidado é o economista Adriano Paranaíba, doutor em Transportes pela UnB.
Na quarta, Tribuna Livre debate mobilidade urbana inteligente

O debate busca alternativas para o transporte público em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

**A Tribuna Livre foi cancelada devido à indisponibilidade de agenda do convidado. Matéria atualizada às 15h46 desta segunda-feira (12).

Na sessão plenária da próxima quarta-feira (14), depois do feriado, a mobilidade urbana em cidades inteligentes é tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A ideia é discutir o atual modelo de transporte coletivo da capital paranaense e buscar propostas para melhorar o serviço ofertado à população (076.00021.2022). O convidado para o debate é o economista Adriano Paranaíba, doutor em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB), editor-chefe do Instituto Ludwig von Mises Brasil (IMB) e professor do Instituto Federal de Goiás (IFG).

O conceito de cidade inteligente (smart city, do inglês) vem se difundindo cada vez mais ao redor do mundo. Uma cidade é considerada “inteligente” ao somar as tecnologias da informação e comunicação para melhorar a eficiência operacional e a qualidade do serviço público, compartilhando esses dados com a população. 

Por exemplo, é possível conectar as latas de lixo às empresas de gerenciamento de resíduos, agendando a coleta. A prioridade, dentro do conceito da mobilidade urbana inteligente, independentemente do modal utilizado, é o bem-estar das pessoas durante o deslocamento. A Tribuna Livre foi proposta pela vereadora Amália Tortato (Novo). 

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é mantida pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – seguindo acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente. 

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para a prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. 

As sessões ordinárias são realizadas de segunda a quarta-feira, com início às 9 horas, e contam com transmissão ao vivo pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter. Confira o que já foi discutido, em 2022, nas Tribunas Livres do Legislativo de Curitiba. 

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo. 

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).  

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva