Na próxima sexta, audiência pública na CMC debate a ciclomobilidade

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 14/06/2021 06h59, última modificação 14/06/2021 06h59
A atividade será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. O objetivo é discutir com a sociedade as condições atuais para o uso da bicicleta em Curitiba.
Na próxima sexta, audiência pública na CMC debate a ciclomobilidade

As condições atuais para o uso das bikes em Curitiba serão debatidas com a sociedade civil, o poder público e os coletivos de ciclistas. (Foto: Carlos Costa/CMC)

“Ciclomobilidade em Curitiba” é o tema da audiência pública na próxima sexta-feira (18), a partir de 14 horas. O evento é uma iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV), conforme requerimento aprovado em 17 de maio (407.00018.2021). A atividade da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá transmissão, em tempo real, pelos canais do Legislativo nas redes sociais. O debate pretende esclarecer com a prefeitura quais são as previsões para a implantação do Plano Cicloviário, qual o orçamento destinado para o plano e o que a atual gestão pretende entregar até 2024. 

"A bicicleta é uma alternativa sustentável tanto do ponto de vista do meio ambiente como economicamente. Em meio à pandemia, ainda se torna uma alternativa segura de transporte no que tange à contaminação. Apesar disso, a Prefeitura de Curitiba não tem priorizado esse meio de modal e também não deixa claro suas intenções para a ciclomobilidade", diz a justificativa para a realização do debate. Maria Leticia ainda destaca que não existe orçamento municipal previsto para a execução do Plano Cicloviário em Curitiba, e que apenas 12,3 km de ciclovias foram implantados nos últimos dois anos. 

“A meta de Curitiba é ter 408 km de estruturas cicloviárias até 2025, mas por enquanto temos só 220,8 km realizados. Queremos entender como está esse planejamento e como serão os próximos passos de execução, as previsões de realização de cada etapa e os prazos previstos de conclusão. Mais do que um plano de estrutura cicloviária, a cidade precisa de uma política pública de mobilidade sustentável, melhorando a segurança do ciclista e criando protocolos de atendimento específicos em casos de acidentes”, completa a vereadora. 

São esperados na audiência pública representantes do poder público, da sociedade civil, dos coletivos de ciclistas e de cidadãos ciclistas para discutir as condições atuais para o uso da bicicleta na cidade. Foram convidados o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); o presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba); a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Maria Battistella; André Turbay, especialista em Gestão Urbana e professor da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Viviane Mendonça, ciclista e autora do blog Vou de Bike e Salto Alto; e Renata Falzoni, ciclorepórter, cicloativista e fundadora Night Bike's Club. 

A audiência pública será transmitida pelas redes sociais do Legislativo – YouTubeFacebook e Twitter – dia 18 de junho, a partir de 14 horas. Clique aqui para saber mais sobre os debates com participação popular já realizadas pela CMC em 2021.