Tribuna Livre apresenta ações do Sebrae para o empreendedorismo

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 01/04/2022 16h30, última modificação 02/04/2022 16h27
A pauta, do vereador Mauro Bobato, marca os 50 anos de atividades do Sebrae em Curitiba. A entidade apoia as micro e pequenas empresas.
Tribuna Livre apresenta ações do Sebrae para o empreendedorismo

As ações do Sebrae fortalecem o empreendedorismo, o comércio e a economia local. (Foto: Michelle Stival da Rocha/CMC)

A Tribuna Livre da sessão da próxima quarta-feira (6) receberá o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desde 2013, Vitor Roberto Tioqueta. A convite do vereador Mauro Bobato (Pode), ele virá à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para falar sobre os 50 anos de funcionamento da entidade privada na capital paranaense, e as atividades desenvolvidas (076.00008.2022, que altera o requerimento 076.00005.2022).

Visando fortalecer o empreendedorismo e acelerar o processo de formalização da economia brasileira, o Sebrae desenvolve parcerias entre os setores público e privado, programas de capacitação, feiras de negócios, entre outras ações. A entidade atende desde o empreendedor iniciante, que está abrindo seu primeiro negócio, até empresas já consolidadas, que buscam um novo posicionamento no mercado.

A CMC aprovou, no mês de março, votos de congratulações e aplausos à Regional Curitiba do Sebrae, justamente pelos 50 anos de fundação. A proposição foi do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). “Todo mundo sabe a importância do Sebrae na qualificação de empreendedores e profissionais em nosso país. É uma instituição que oferece centenas de programas de treinamento, consultorias, cursos de capacitação voltados para o fortalecimento da gestão empresarial”, disse o autor da proposição. Na ocasião, Bobato aproveitou o debate para anunciar a realização da Tribuna Livre.

Tribuna Livre
Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é mantida pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – seguindo acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas são sugeridos pelos vereadores, que por meio de requerimento indicam uma pessoa ou entidade para a fala em plenário. O espaço pode servir para a prestação de contas de uma organização que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

As sessões plenárias começam às 9 horas e são transmitidas pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter. Confira aqui os temas discutidos nas últimas Tribunas Livres.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva