Na CMC, Prefeitura de Curitiba tira dúvidas sobre imóveis públicos na sexta

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/09/2025 11h10, última modificação 10/09/2025 16h10
Novo credenciamento, até 23 de outubro, é obrigatório para organizações sociais que já ocupam imóveis públicos de Curitiba.
Na CMC, Prefeitura de Curitiba tira dúvidas sobre imóveis públicos na sexta

Presidente da CMC, Tico Kuzma, alerta organizações sociais da necessidade de recadastramento. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima sexta-feira (12), das 9h às 11h, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizará uma reunião pública para esclarecer dúvidas sobre o novo edital de cadastramento para uso de imóveis públicos municipais. A atividade contará com a presença de Thiago Ferro, diretor do Departamento de Gestão de Patrimônio Público da Prefeitura, que apresentará os detalhes da convocação às organizações da sociedade civil interessadas.

O presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (PSD), reforçou a importância da participação da sociedade civil na atividade, que será realizada no plenário do Palácio Rio Branco, com a participação de parlamentares. “As organizações que já utilizam imóveis públicos e aquelas que têm interesse precisam estar atentas a essa etapa, iniciada no dia 3 de setembro. O cadastramento é obrigatório para que as entidades mantenham ou solicitem a permissão de uso, sob pena de terem suas outorgas revogadas em 2025”, alertou.

Publicada pela Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (SMATI), a chamada pública está disponível no portal da Prefeitura de Curitiba. O edital prevê que o prazo para envio da documentação vai de 24 de setembro a 23 de outubro de 2025. Segundo o edital, podem participar instituições da sociedade civil sem fins lucrativos e organizações religiosas que desenvolvam atividades de interesse público e social, desde que apresentem a documentação exigida, incluindo estatuto registrado, CNPJ ativo há pelo menos dois anos, relatórios de atividades e certidões negativas.

Além do encontro na CMC, a Prefeitura está realizando reuniões descentralizadas até 16 de setembro, em administrações regionais, para ampliar o alcance das informações e garantir que todas as entidades tenham oportunidade de esclarecer suas dúvidas. A entrega da documentação deverá ser cumprida pelo Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), que pode ser acessado com o cadastro do e-Cidadão, base única de dados da Prefeitura de Curitiba. Esta será a segunda vez que a Prefeitura realiza chamamento para permissões de uso de imóveis públicos nestes moldes. O primeiro designou quatro imóveis a organizações que desenvolvem projetos sociais e que garantiram a pontuação exigida.

Confira o cronograma do chamamento para uso de imóveis públicos de Curitiba

Início do cadastro é no dia 24 de setembro, mas antes disso haverá diversas reuniões para tirar dúvidas das organizações sociais e religiosas com atuação na cidade. Confira as datas:

  • Publicação do edital – 3/9/25
  • Pedidos de esclarecimento e impugnações – 3 a 22/9/25
  • Respostas aos pedidos de esclarecimento e impugnações – 3 a 23/9/25
  • Entrega de documentos – 24/9/25 a 23/10/25
  • Publicação do resultado – 25/11/25
  • Recurso administrativo – 26 a 27/11/25
  • Resposta aos recursos – 26/11/25 a 02/12/25
  • Publicação do resultado final – 5/12/25