Mutirão Geral da Defensoria Pública terá serviços gratuitos à população

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/03/2024 11h30, última modificação 14/03/2024 15h59
Primeiro mutirão geral de 2024 será na próxima quinta (21), na Câmara de Curitiba. Realizada no Dia da Síndrome de Down, ação terá atendimento especializado.
Mutirão Geral da Defensoria Pública terá serviços gratuitos à população

Com a parceria da Câmara de Curitiba e da Defensoria Pública, mais de 650 de pessoas já foram atendidas nos mutirões. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na próxima quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abre as portas, mais uma vez, às pessoas em busca de atendimento jurídico gratuito e da renegociação de dívidas. A instituição recebe, das 9h às 16h, o primeiro Mutirão Geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em 2024, que tem como foco os acordos extrajudiciais. Realizada no Dia Internacional da Síndrome de Down, a ação trará uma novidade: assistência jurídica especializada às pessoas com a mutação genética.

“Uma novidade muito interessante que a gente traz para o mutirão são os direitos das pessoas que têm a síndrome de Down. A Defensoria vai dar toda a assistência, estaremos oferecendo também este serviço”, resume o presidente da Câmara de Curitiba, Marcelo Fachinello (Pode). Conforme a DPE-PR, a principal demanda são orientações sobre planos de saúde. A ação contará com o apoio da Associação Reviver Down. Também em busca da inclusão, haverá intérprete da Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

A equipe da DPE-PR ofertará orientação e atendimento jurídico nas áreas de Família, Cível e Fazenda Pública, Infância e Juventude, Direito do Consumidor, Violência Doméstica, Criminal e Execução Penal, entre outras. Isto é, a população pode buscar o serviço, de forma gratuita, para casos como divórcio, guarda compartilhada, pensão e acesso legal a medicamentos. Caso não haja acordo entre as partes, poderá ser agendado um novo atendimento.

Também haverá a coleta de DNA para o reconhecimento extrajudicial de paternidade ou de maternidade, que foi uma das novidades do terceiro mutirão geral, em dezembro do ano passado,  Além disso, o quarto Mutirão Geral da Defensoria Pública na Câmara de Curitiba possibilitará a renegociação de dívidas, com condições especiais de parcelamento, junto à Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

A Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara de Curitiba se somará novamente à ação e trará orientações em casos de violência sexual, doméstica e discriminação, por exemplo, garantido o sigilo da mulher em situação de violência. Fachinello reforça a parceria com a Defensoria Pública na realização dos mutirões gerais. As três edições anteriores, em 2023, somaram mais de 650 atendimentos à população“Quero convidar a população toda para que venha à Câmara, que está mais uma vez de portas abertas para receber as pessoas e oferecer todos esses serviços, em parceria com a Defensoria Pública do Estado”, acentua o presidente.

Os atendimentos serão feitos das 9h às 16h, por ordem de chegada, no auditório do Anexo 2 (avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto). No dia do mutirão, basta apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Conforme o caso, são necessários documentos complementares. Para a regularização de guarda, por exemplo, é necessário levar a certidão de nascimento da criança ou adolescente. Com o objetivo de dar mais agilidade ao atendimento, é possível realizar o pré-cadastro, de forma on-line. 

    • Serviço
    • O quê: Mutirão Geral da Defensoria Pública do Paraná
    • Quando: 21 de março, das 9h às 16h
    • Quanto: gratuito
    • Onde: Auditório da Câmara Municipal de Curitiba
    • Endereço: Anexo 2 (avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto)