Mobilidade cicloviária é tema de audiência do Plano Diretor

por Assessoria Comunicação publicado 30/05/2014 18h20, última modificação 24/09/2021 07h14

A Câmara Municipal promove, na próxima quinta-feira (5), às 14 horas, no auditório do Anexo II,  a terceira audiência pública para discutir a revisão do Plano Diretor de Curitiba. Com o tema “Mobilidade Cicloviária”, o evento pretende debater as necessidades da cidade para a implementação do modal cicloviário no transporte diário da população, integrado ao sistema de transporte coletivo. Os palestrantes convidados do encontro são Goura Nataraj (Jorge Brand), Antonio Carlos Mattos Miranda e  Rodolfo Jaruga.

Presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal, colegiado que promove as audiências, Jonny Stica (PT), destaca que “Curitiba está implementando, nesta gestão, uma meta ousada. O prefeito Gustavo Fruet quer  triplicar a rede cicloviária da cidade, chegando aos 400 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. Queremos que esta meta continue ousada nos próximos 10 anos”, ressalta o vereador.

Stica esclarece ainda que, além de ciclofaixas e ciclovias, é preciso pensar em como solucionar a infraestrutura para a efetiva adoção deste modal em Curitiba. “Temos que planejar a infraestrutura, por exemplo, de estacionamentos para as bicicletas. Estudar a possibilidade de implantação do bike sharing (compartilhamento de bicicletas) a exemplo do adotado em Paris, que a cada 300 metros oferece um ponto de aluguel de bicicletas. Aliás, este mesmo sistema já está em operação em alguns locais de São Paulo e do Rio de Janeiro, fruto de parceria entre o poder público municipal e a iniciativa privada”, explica.

As questões levantadas na audiência, que é aberta à população, serão sistematizadas e enviadas à prefeitura – responsável por enviar ao Poder Legislativo, em forma de projeto de lei, a revisão urbanística. “Estamos fazendo uma abordagem completa de todas as questões relacionadas ao desenvolvimento da cidade e sabemos da importância e urgência dos temas relacionados à mobilidade cicloviária”, destaca Jonny Stica.

Sobre os palestrantes

Goura Nataraj (Jorge Brand)
Graduação e Mestrado em Filosofia pela UFPR.
Um dos idealizadores da Bicicletada de Curitiba (2005) e de propostas de ocupação cidadã do espaço público como a Jardinagem Libertária, Jardim de Sofia e a Praça de Bolso do Ciclista. É professor de yoga e de sânscrito no CELIN (Centro de Línguas da UFPR) e coordenador-geral da CicloIguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu)
Tema da palestra: Participação cidadã na elaboração das políticas de ciclomobilidade de Curitiba.

Antonio Carlos Mattos Miranda
Arquiteto/Urbanista, Pós-graduado em Gestão Espacial e Ambiental.
Ex-presidente da União de Ciclistas do Brasil - UCB; membro do Conselho Fiscal da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu/CicloIguaçu. Coordenador/autor dos três manuais de planejamento cicloviário do Brasil, em 1976, 2001 e 2007. Coordenador do Plano Cicloviário de Curitiba.
Tema da palestra: Os desafios da bicicleta no setor público brasileiro.

Rodolfo Jaruga
Advogado formado pela Faculdade de Direito de Curitiba.
Coordenador jurídico da CicloIguaçu, membro do Concitiba a Integrante da frente Mobiliza Curitiba.
Tema da palestra: Três propostas para a ciclomobilidade.