Mesa Diretora da CMC recebe visita do cônsul da Coreia do Sul

por Marcio Silva | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/02/2025 16h05, última modificação 07/02/2025 16h22
Construção de fábrica da multinacional sul-coreana LG Electronics na Região Metropolitana de Curitiba foi um dos assuntos do encontro.
Mesa Diretora da CMC recebe visita do cônsul da Coreia do Sul

Integrantes da Mesa Diretora da CMC recepcionaram os visitantes na sala da Presidência. (Carlos Costa/CMC)

Com o objetivo de fortalecer os laços institucionais e explorar oportunidades de novos negócios e parcerias entre Brasil e Coreia do Sul, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta sexta-feira (7), a visita do cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, Jin-weon Chae. O cônsul, que iniciou suas atividades no Brasil no final de 2024, foi recebido pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), pelo primeiro-secretário, Bruno Rossi (Agir), e pela terceira-secretária, Meri Martins (Republicanos).

Em nome da cidade de Curitiba, Tico Kuzma agradeceu a Jin-weon Chae pela decisão da multinacional sul-coreana LG Electronics de construir uma fábrica em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. “Com certeza vai beneficiar toda a nossa região, com a geração de empregos diretos e indiretos”, destacou Kuzma. “Certamente vai expandir o comércio e o relacionamento entre nosso país e o estado do Paraná”, concordou Jin-weon Chae.

Ações para combater a desigualdade social, o fomento à produção cultural, com o respectivo impacto econômico - com menções sobre a popularização no Brasil do estilo musical K-pop e dos K-dramas, também conhecidos como doramas - foram outros assuntos tratados na visita. Após uma troca de presentes, os visitantes conheceram o Palácio Rio Branco, sede histórica da Câmara Municipal, construído no final do século XIX.

Também acompanharam a visita, da Câmara Municipal: o assessor especial de Projetos e Gestão, Diogo Dreyer; e a assessora Waleiska Fernandes, representando a vereadora Giorgia Prates (PT), quarta-secretária da Mesa Diretora. Em nome da Coreia do Sul: o cônsul de assuntos econômicos, Hoseok Son; o coordenador de assuntos políticos, Sung Bum Noh; e o cônsul honorário em Curitiba, Cristian Kim.

O consulado da Coreia do Sul

De acordo com o site da instituição, o consulado geral da República da Coreia em São Paulo tem sob sua jurisdição sete estados brasileiros, sendo eles: São Paulo e Rio de Janeiro no Sudeste; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul; além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Centro-Oeste. Dentro da região sob jurisdição do consulado estão instaladas mais de 120 empresas coreanas, sendo que São Paulo abriga mais de 90% da comunidade de coreanos no Brasil, tendo recebido em 1963 a primeira imigração oficial coreana.