Mês da mulher: Câmara de Curitiba tem vereadora mais idosa do país

por Assessoria Comunicação publicado 28/03/2019 08h20, última modificação 04/11/2021 11h18

No pleito de outubro de 2016, Dona Lourdes (PSB) foi, aos 88 anos de idade, a pessoa mais velha eleita para o cargo de vereador no Brasil. Nascida no dia 3 de dezembro de 1927, na cidade de Ituporanga (SC), ela está no quarto mandato consecutivo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Viúva e aposentada, já realizava há mais de 10 anos trabalhos sociais no bairro Santa Quitéria. Daí veio a candidatura ao Legislativo da capital, onde ingressou em 2005, na 14ª legislatura.

Ao assumir o primeiro mandato, ela bateu outro recorde: aos 77 anos, foi a vereadora mais idosa a tomar posse na Câmara de Curitiba, entre as 24 mulheres que já passaram pela Casa. Aos 91 anos de idade, ela foi a sétima mulher a ocupar um cargo da Mesa Diretora da Casa, durante o segundo biênio da 16ª legislatura (2015-2016).

Dona Lourdes tem como bandeiras a justiça social e a defesa dos direitos dos trabalhadores e excluídos da sociedade. A parlamentar é coautora, por exemplo, da lei municipal que aumentou o valor da multa a proprietários de terrenos baldios e da que regulamentou a instalação de circos itinerantes na cidade.

Dia Internacional da Mulher
No mês da mulher, a Câmara de Curitiba resgata um pouco da trajetória das mulheres na política. No dia 8 de março, elas mandaram um recado contra o feminicídio nas redes sociais. Em 2018, foi reinaugurada a Galeria de Vereadoras no hall de entrada do auditório da Câmara Municipal, um espaço que conta a um pouco da vida pública de cada mulher que passou pelo Legislativo, desde a primeira vereadora. Esse trabalho pode ser conferido pessoalmente ou no hotsite Vereadoras na Política de Curitiba.