Marcelo Fachinello frisa eleições 2024 e a “voz das urnas”

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 05/02/2024 12h45, última modificação 05/02/2024 13h44
Discurso oficial do presidente Marcelo Fachinello reabriu, nesta segunda (5), as sessões plenárias da Câmara de Curitiba.
Marcelo Fachinello frisa eleições 2024 e a “voz das urnas”

Marcelo Fachinello frisou as eleições em 2024, “momento solene da nossa democracia”, e a “voz das urnas”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“Sejam bem-vindos. A Casa estará de portas abertas hoje e sempre para vocês”, saudou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode), no discurso de abertura do ano legislativo. O pronunciamento oficial em plenário, na manhã desta segunda-feira (5), chamou a atenção, em especial, para as eleições em outubro de 2024 e para “a voz das urnas”. O vereador também falou do papel da Casa Legislativa e da “relação republicana” com a Prefeitura de Curitiba.

Hoje nós marcamos, aqui, o início dos trabalhos do ano de 2024. Este é um ano muito especial de trabalho, em que teremos, sem dúvida, muitos desafios pela frente, mas também muitas oportunidades”, declarou Fachinello. “Os vereadores e vereadoras vão votar projetos de lei que interessam a toda a coletividade curitibana, tratando de questões da saúde, da educação, da segurança, do emprego, do meio ambiente da inclusão social, da acessibilidade, do transporte, do esporte, das obras públicas, da infraestrutura, da desburocratização, da simplificação do ambiente de negócio em nossa cidade, entre outros temas importantes.”

O discurso ressaltou que o ano é “especial” devido às eleições, em outubro, para as prefeituras e câmaras municipais de todo o país. No entanto, o presidente garantiu que os trabalhos e a produção legislativa da Câmara de Curitiba serão mantidos. “Este momento, momento solene da nossa democracia, permite ao povo mostrar quais são seus interesses, quais são as pautas importantes para nossa cidade, quais são os temas que a população considera mais prementes, mais relevantes”, apontou.

“E é importante que todos nós, da classe política, estejamos atentos à voz das urnas, para identificar estas pautas, estes temas, estes caminhos que tocam o coração de cada um dos curitibanos”, avaliou. Neste sentido, Fachinello defendeu que os parlamentos têm a função “de reverberar o sentido social das ruas, o que vem da população”. 

Papel do Legislativo e relação com a Prefeitura de Curitiba

Somos apenas um meio, somos apenas um elo, somos apenas uma ligação entre a população e aqueles que executam, que é a Prefeitura”, continuou Marcelo Fachinello. Do debate nas comissões até a votação democrática pelo plenário, ele falou da “responsabilidade de criar leis ou também de revogar algumas”. Além disso, o presidente lembrou que é papel da Câmara de Curitiba fiscalizar o Poder Executivo.

O vereador definiu como “republicana” a relação entre a Câmara e a Prefeitura de Curitiba, “de respeito, de seriedade, mas também de autonomia e de independência”. “A Prefeitura tem o reconhecimento esta Casa quanto ao trabalho que tem sido realizado nos últimos anos e também terá no Poder Legislativo um parceiro institucional sempre que o interesse da população curitibana se impuser”, acrescentou.

“2024 será um ano especial, em que todos nossos representantes poderão ouvir nossa população nas ruas e definir os rumos para o próximo quadriênio. Que tenhamos um ano de sobriedade em 2024, para ouvir a mensagem que chega do cidadão curitibano a cada dia, e que nós possamos representá-los adequadamente, sempre representando a vontade popular. É o interesse púbico, é o interesse do cidadão curitibano que nos move nesta Casa, e que assim o seja novamente”, finalizou, declarando aberto, oficialmente, o período legislativo.