Presidente da Venezuela, tabagismo e mais notas do dia 31 de maio

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 31/05/2023 14h45, última modificação 31/05/2023 14h47
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Presidente da Venezuela, tabagismo e mais notas do dia 31 de maio

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 31 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

Presidente da Venezuela I
A visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil, foi duramente criticada em plenário. “O Brasil recebeu um ditador sanguinário em Brasília, isso é uma tragédia”, afirmou o vereador Rodrigo Braga Reis (União). O vereador ainda comentou sobre a dívida do país vizinho junto ao governo brasileiro. “Mesmo com uma dívida bilionária, o governo federal recebeu esse ditador com honras de estado”, protestou. As agressões sofridas pela jornalista Delis Ortiz, ocorrida durante uma entrevista com o presidente venezuelano, também foram comentadas. “Não podemos nos calar. Sempre defendemos a democracia e a liberdade de imprensa. Isso é uma tristeza, é uma vergonha”, criticou Reis.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Presidente da Venezuela II
O encontro entre os líderes de Brasil e Venezuela também foi comentado pelo vereador Dalton Borba (PDT). “O presidente [Lula] resolveu avançar e tocar em um terreno movediço e delicado, que é o terreno ideológico”, criticou Borba. O vereador ainda opinou que o encontro piora o clima de polarização política, que tem aumentado consideravelmente no mundo, e que, segundo ele, acrescenta todos os ingredientes para o fim da democracia. “Não temos mais um discurso com sustentação politica, econômica, social e ideológica, temos um antidiscurso no país. Esse terreno é o mais perigoso de todos, pois não estamos mais a trabalhar pelo melhor, estamos, nesse momento, escolhendo o menos pior”, alertou. “Uma democracia se faz com respeito à independência e à autonomia dos poderes da república”, finalizou.

Dia sem tabaco*
Tico Kuzma (PSD) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (31), para alertar sobre os problemas causados pelo tabagismo. “Hoje é celebrado o dia mundial sem tabaco. Aproveito esta data para reforçar a atenção contra os cigarros eletrônicos”, citou Kuzma, relembrando de proposta que tramita na CMC que busca ampliar as normas da lei antifumo em Curitiba. “Esses dispositivos eletrônicos têm sido muito utilizados pelos jovens e são extremamente nocivos à saúde”, concluiu (saiba mais).

Espectro autista*
O vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Secretaria Municipal de Educação sobre os critérios para determinar a necessidade de acompanhamento das crianças portadoras do espectro autista por profissionais de apoio nas unidades de ensino de Curitiba (062.00398.2023).

Hidrelétrica*
Indiara Barbosa (Novo) solicita informações à Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a responsabilidade de manutenção da central geradora hidrelétrica, localizada no Parque Barigui (062.00399.2023).

Registro da sessão*
O vereador Leonidas Dias (Solidariedade) lembrou em plenário o aniversário de sua mãe, Tereza Neri, que hoje (31) completa 75 anos de idade. Os 4 anos de falecimento de seu pai, Leonidas Antonio Rodrigues Dias, também foi citado pelo parlamentar.

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Elizabeth Maria Baraúna. A pedido do vereador Mauro Bobato (Podemos), também foram inseridos os nomes de João Ostilho Boza e João Tadeu Charneski na homenagem.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques