Líder busca incentivo ao aleitamento materno

por Assessoria Comunicação publicado 04/08/2006 17h50, última modificação 10/06/2021 15h47
O líder do prefeito na Câmara de Curitiba, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), apresentou projeto de lei autorizando o Poder Executivo a instituir a Semana Municipal do Aleitamento Materno em Curitiba. A comemoração deve ser anual, na primeira semana do mês de setembro, passando a integrar o calendário oficial do município. De acordo com o documento, a proposta é estimular atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação; apoiar e conscientizar as mulheres para que exerçam seu papel como mães geradoras e alimentadoras de novos seres sociais e sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam e apóiem a mulher que amamenta.
“Queremos conscientizar todos os setores da sociedade do seu papel em relação à manutenção do hábito de amamentar e discutir a importância de se utilizar este recurso natural insubstituível que é o leite humano”, explicou o vereador. A perda do hábito de amamentar, justifica Mario Celso, implica em impacto negativo sobre a saúde das mulheres e do bebê.
Proteção
Para as crianças, o aleitamento materno é capaz de proteger contra diarréias, doenças respiratórias, alergias, diabetes, câncer e infecções. Para as mulheres, a amamentação reduz a possibilidade de hemorragia pós-parto, promove maior espaçamento entre as gestações e reduz o risco de câncer de mama.
“Levar informações sobre os benefícios da amamentação à população, profissionais de saúde e apoiar as mães em seu papel de geradoras e alimentadoras de novos seres sociais é um comprometimento da sociedade com o tempo atual e as futuras gerações”, ressalta o líder do prefeito.
A Prefeitura proporcionará a participação das secretarias municipais da Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Fundação de Ação Social e Fundação Cultural de Curitiba nas atividades de apoio à semana.