Legislação avalia uso de faixas exclusivas por vans escolares

por Assessoria Comunicação publicado 08/08/2016 17h10, última modificação 08/10/2021 07h07
Em reunião nesta terça-feira (8), às 14h, no subsolo do Palácio Rio Branco, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação analisa o projeto de lei que autoriza o uso das faixas exclusivas para os ônibus de Curitiba pelos veículos do transporte escolar (005.00073.2016). De acordo com o projeto de lei, a circulação dos veículos ocorreria em qualquer horário e dia da semana, em todas as faixas exclusivas, tanto as já existentes quanto as que venham a ser implantadas.

Segundo a matéria, a medida não se aplica às canaletas dos biarticulados “nas quais é expressamente proibida a circulação de qualquer veículo, à exceção daqueles utilizados exclusivamente para o transporte de passageiros”. Conforme a justificativa do projeto, o objetivo é permitir o deslocamento dos estudantes “de forma mais rápida e segura”.

Também serão avaliados três projetos do Executivo: duas permutas de terrenos, uma com a Cesbe S/A Engenharia e Empreendimentos (005.00065.2016) e com o Clube Duque de Caxias (005.00074.2016); e a criação do serviço de amparo social junto à Guarda Municipal de Curitiba (005.00054.2016).

Serão discutidas ainda a tramitação de duas propostas de denominação de logradouro e três declarações de utilidade pública. A pauta completa da Comissão de Legislação pode ser conferida no Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas notícias que abordem requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois no pleito municipal serão escolhidos a chefia do Executivo e os vereadores da próxima legislatura (2017-2020). Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas). Para acessar esse dado, clique nos links destacados dentro dos textos.