Já votou? Alunos do Grau Técnico visitam a CMC e opinam na LOA 2024

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 19/10/2023 14h20, última modificação 19/10/2023 15h35
Por meio do programa de visitação da Escola do Legislativo, estudantes do Grau Técnico Portão conheceram o funcionamento da Câmara de Curitiba.
Já votou? Alunos do Grau Técnico visitam a CMC e opinam na LOA 2024

Alunos do Grau Técnico Portão visitam a CMC e participam da LOA 2024. (Fotos: Rafael Mayer/CMC)

Quinze estudantes do curso de administração do Grau Técnico Portão aproveitaram, nesta quarta-feira (18), a visita à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para participar da consulta pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024. São os últimos dias para os moradores da capital do Paraná opinarem sobre como serão gastos os R$ 12,9 bilhões que a Prefeitura de Curitiba terá de orçamento no ano que vem, uma vez que o prazo para a consulta termina nesta sexta-feira (20), e os alunos não desperdiçaram a oportunidade.

Acompanhados do coordenador Rodrigo Gomes e da professora Cléo Oliveira, os estudantes do Grau Técnico puderam conhecer as instalações da CMC, ouviram as explicações da diretora da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, Débora Reis Leal, sobre o funcionamento da Câmara de Vereadores e puderam tirar dúvidas sobre a atividade parlamentar. A ação contou com a participação da coordenadora da Escola do Legislativo, Karina Bialli, e da equipe da Diretoria de Comunicação Social, que registrou a participação dos estudantes na consulta à LOA 2024.

Saiba como agendar uma visita guiada na Câmara de Vereadores de Curitiba

As visitas à CMC duram em média uma hora e meia e são acompanhadas por servidores da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Apesar de a maior parte dos agendamentos ser feita por instituições de ensino, o programa atende a outros grupos, como comitivas de outras cidades (até mesmo de fora do Brasil), participantes de congressos e turmas da melhor idade. São proibidos, apenas, o porte de armas e a entrada com bebidas alcoólicas, objetos que possam causar lesões ou ferimentos e, para crianças a partir de 10 anos, o uso de chinelos, bermudas e shorts.

As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, tanto pela manhã quanto no período da tarde. Para realizar o agendamento, basta preencher um formulário online no site institucional.