Ippuc confirma o metrô para a Copa de 2014

por Assessoria Comunicação publicado 22/07/2009 15h25, última modificação 24/06/2021 11h04
"Do ponto de vista da engenharia, há tempo hábil para fazer a obra do metrô até 2014", assegurou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Ubiratã Teixeira de Almeida, aos vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (22). Ele também informou que a previsão da prefeitura é iniciar a contratação de quem executará a obra já em 2010, após submeter o projeto que está em desenvolvimento à população no início do ano que vem, provavelmente em janeiro. Fazem parte da comissão os vereadores Tico Kuzma (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM) e Omar Sabbag Filho (PSDB).
Para Sabbag Filho, ex-secretário municipal de Obras, a apresentação feita pelo Ippuc demonstra que o município está caminhando com segurança na implantação do metrô. "A competência técnica do instituto é extraordinária e o projeto que vimos hoje está adequado à realidade, ao futuro da cidade e à integração com a região metropolitana. Com os recursos financeiros assegurados, é possível estar com toda a linha concluída antes do início dos jogos da Copa do Mundo", afirmou o parlamentar. A previsão é que a primeira linha de metrô da capital tenha 22 km de extensão e atenda mais de 400 mil pessoas, que poderão usufruir de um transporte mais confortável com economia de tempo.
Acompanharam o presidente do Ippuc durante a reunião dois funcionários do instituto responsáveis pelo projeto do metrô em Curitiba: Reginaldo Reinert, supervisor de planejamento, e Edemar Meissner, supervisor de implantação. Para esclarecer os aspectos jurídicos, também compareceu ao encontro o assessor de projetos especiais da prefeitura, Maurício Ferrante, que ressaltou os cuidados tomados com a engenharia financeira do projeto, destacando que a tarifa única e o sistema de integração da rede de transporte deverão ser mantidos. "Pode ser que, com a parceria público-privada que estudamos realizar e o resultado da licitação dos ônibus, a tarifa até seja mais barata no final do processo", explica.
Recursos
"É muito importante nessa fase garantir os recursos do governo federal, mostrando que a obra do metrô em Curitiba está acima de disputas partidárias, pois beneficiará várias gerações de curitibanos", frisou o vereador Felipe Braga Côrtes. Sobre as declarações do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que a União só liberaria o investimento se houvesse a certeza do término das obras até 2014, o vereador Jonny Stica definiu como válida a preocupação, pois aspectos jurídicos poderiam atrasar os trabalhos. "Sou um entusiasta do desenvolvimento urbano e trabalhei no Ippuc. Conheço bem a instituição e considero que faz um trabalho sério. A cidade precisa de vereadores envolvidos com essas questões, que entendam como o metrô é importante para Curitiba", disse Stica.
O presidente da comissão, vereador Tico Kuzma, destacou a importância do trabalho de fiscalização que os parlamentares desempenham, visitando órgãos públicos e regiões da cidade para acompanhar as ações da prefeitura e prestar esclarecimentos à população. "As pessoas precisam saber dos detalhes do projeto do metrô, que significa menos poluição, menos ruídos, redução do tempo de deslocamento e de acidentes. Fiscalizar e informar também é nosso papel e temos trabalhado bastante durante o mês de julho, quando o recesso parlamentar suspende as sessões plenárias e nos dá a oportunidade de realizarmos essas visitas técnicas", conclui.