Instituto Cultural Gabriela Valentina receberá Utilidade Pública de Curitiba
Com voluntários do Instituto Cultural Gabriela Valentina, o vereador Angelo Vanhoni fez a defesa do projeto de lei. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta terça-feira (7), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sinalizou apoio à Declaração de Utilidade Pública Municipal, referente ao Instituto Cultural Gabriela Valentina (ICGV). De iniciativa do vereador Angelo Vanhoni (PT), o projeto de lei foi a nona e última votação da ordem do dia da sessão plenária. A aprovação em primeiro turno foi unânime.
O autor explicou que o ICGV funciona há oito anos num prédio da Rua XV de Novembro. “Há muitos anos, é um espaço cultural que recebe pessoas de diversos locais do Brasil, com o objetivo de ensinar e fazer arte em diversos ramos da vida humana”, disse o vereador Angelo Vanhoni.
Entre as iniciativas do Instituto Cultural Gabriela Valentina estão a promoção do evento Café com Arte, voltado à manifestação de diversas expressões artísticas. Além do espaço para a diversidade de culturas e para novos artistas, há atividades para a terceira idade, com aulas de dança e ginástica; uma série de ações sociais; e a oferta de cursos à comunidade, em áreas como inglês, redação, ortografia, artesanato e capoeira (acesse o relatório de atividades).
A Declaração de Utilidade Pública Municipal funciona como uma espécie de atestado de bons antecedentes para as organizações sem fins lucrativos, facilitando, por exemplo, a celebração de convênios com o poder público. Com 20 votos “sim” na análise em primeiro turno, a proposição retorna à ordem do dia, nesta quarta-feira (8), para a confirmação em plenário (014.00056.2024). A votação foi acompanhada pela presidente do ICGV, Raquel Lucena, além de professores voluntários e alunos do instituto.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba