Instaladas CCJ, Serviço Público e Acessibilidade

por Assessoria Comunicação publicado 10/02/2020 12h10, última modificação 19/11/2021 06h49
Todo começo de ano é início de período legislativo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e, regimentalmente, as comissões permanentes da Casa são instaladas, com nova formação e eleição de seus respectivos presidente e vice. Nesta segunda-feira (10), três dos 10 colegiados se reuniram para definir como vão funcionar em 2020: Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, Constituição e Justiça (CCJ) e Serviço Público.

Julieta Reis (DEM) foi reeleita a presidente da CCJ (ela ocupou o cargo em 2019) e será auxiliada por Pier Petruzziello (PTB), vice. Também fazem parte da comissão, outros sete vereadores: Alex Rato (PSD), Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Dalton Borba (PDT), Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Noemia Rocha (MDB) e Osias Moraes (Republicanos). O colegiado é o único com poder de arquivar projetos e responsável por emitir parecer quanto aos aspectos constitucional, legal, regimental, jurídico e de técnica legislativa. Esse ano as reuniões continuarão semanais, às terças-feiras, 15 horas.

Já em Serviço Público, Mauro Ignácio (PSB) também foi reeleito presidente e Ezequias Barros (Patriota), vice-presidente. Além deles, compõem a comissão Cacá Pereira (DC), Jairo Marcelino (DEM) e Tito Zeglin (PDT). É este colegiado que analisa as matérias relacionadas aos servidores e serviços prestados pelos órgãos públicos municipais, como as que tratam do reajuste salarial, criação de cargos, alienação de bens, transporte público etc. Os encontros da comissão serão quinzenais, às terças, 8h30.

Responsável por emitir parecer a projetos relacionados aos direitos da pessoa com deficiência e à acessibilidade, a Comissão de Acessibilidade será presidida novamente por Pier Petruzziello, reeleito por seus membros em 2020. O vice será Dalton Borba. Compõem o colegiado Bruno Pessuti (PSD), Maria Manfron (PP) e Rogério Campos (PSC). As reuniões serão mensais, às segundas-feiras, 8h30.

Para saber mais sobre as comissões permanentes da CMC, clique aqui.


Leia também
Com membros indicados, comissões elegem presidentes a partir desta semana