Inovação, Festival de Ópera e outras notas da sessão plenária do dia 30 de março

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 30/03/2022 14h55, última modificação 30/03/2022 15h11
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Inovação, Festival de Ópera e outras notas da sessão plenária do dia 30 de março

Notas da sessão plenária da CMC de 30 de março. (Arte: Arquivo/CMC)

Tecnologia e inovação
Herivelto Oliveira (Cidadania) pediu o apoio dos demais parlamentares para a criação da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo do grupo suprapartidário, justificou ele, é “discutir com mais profundidade as questões tecnológicas da cidade”. O requerimento para a implantação de uma frente parlamentar precisa de pelo menos 10 assinaturas e depois será votado em plenário (saiba mais). 

Festival de Ópera I
Artigo sobre o Festival de Ópera do Paraná publicado na revista australiana “Limelight”, na edição de dezembro de 2020, será incluído nos anais da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O pedido partiu de Mauro Ignácio (DEM) e foi acatado em plenário (055.00001.2022). O vereador, na proposição, destaca que o artigo foi escrito por Mahima Macchione, pesquisadora do King's College London.

Festival de Ópera II
O requerimento também pede que seja dada ciência da inserção nos anais à Prefeitura Municipal, à Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e aos produtores do Festival de Ópera do Paraná. Ignácio agradeceu aos 20 parlamentares que junto a ele aportaram recursos à emenda coletiva de R$ 185 mil para a 7ª edição do Festival de Ópera do Paraná (308.00451.2021).

Nasceu na Vilinha
Recuperando a história de fundação de Curitiba e lembrando das primeiras povoações na área, às margens do rio Atuba, onde hoje fica o Parque Histórico da Vilinha, o vereador Hernani (PSB) exibiu em plenário uma homenagem ao Bairro Alto. Ele mostrou um videoclipe, com uma música do Grupo Terra Vermelha, exaltando a região, com música de Beto Capeletto e letra de Adélia Woellner. “Venham conhecer o Bairro Alto, que vou ser o anfitrião de vocês”, disse.

Colégio Adventista
Por intermédio da vereadora Tânia Guerreiro (PSL), e com a presença da diretora do Colégio Adventista, Rovena Carniatto, e do pastor Bryan Rojas, a instituição presenteou os parlamentares de Curitiba com edições de um livro missionário. “São palavras de ânimo. Que o mesmo Deus que fortaleceu Paulo, Davi, João e Pedro fortalecerá vocês”, desejou Rojas. 

Povo generoso
Por ocasião do aniversário de Curitiba, o vereador Professor Euler (PSD) contou reminiscências em plenário, lembrando de quando se mudou para capital do Paraná, em 1995, para lecionar. “Eu encontrei em Curitiba uma população diferente daquela que me contavam. Falavam pra mim do curitibano frio, do curitibano que não recebe bem as pessoas, e eu encontrei exatamente o oposto. Até hoje eu sinto toda essa generosidade do povo curitibano. A cidade me proporcionou as minhas profissões e a minha família”, agradeceu. 

Orgulho da cidade
“Eu tenho o prazer de ser um curitibano nato, nascido aqui, e tenho muito orgulho dessa cidade, que tem uma série de atrações. Temos problemas? Sim, temos, mas a forma como o curitibano os resolve é inteligente e inovadora”, comemorou Herivelto Oliveira (Cidadania), em plenário, durante a festa dos 329 anos da capital do Paraná.

“Cidades de meus avós”
“É fácil amar a nossa cidade”, afirmou Sidnei Toaldo (Patriota). “Há 143 anos, Santa Felicidade recebeu os meus avós e deu a eles a possibilidade de recomeçar. Devemos nos manter vigilantes, com cuidados e tomar a vacina, mas é bom viver esse momento com a pandemia em declínio. Há um ano, presenciávamos números assustadores. Hoje, temos boas notícias e podemos dizer que vivemos o recomeço”, festejou.

Igualdade de gênero*
Os dois requerimentos da bancada composta pelos partidos PV e PT tratam de questões de igualdade de gênero. O primeiro solicita informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre o atendimento de pessoas transgênero nas Unidades de Saúde de Curitiba (062.00215.2022). O segundo pedido questiona sobre o Convênio Plataforma + Brasil, celebrado entre a União e o Município de Curitiba, para defesa dos direitos da população LGBTIQA+ (062.00216.2022).

Segurança pública*
O vereador Salles do Fazendinha (DC) solicita informações à Polícia Militar do Paraná (PM-PR) sobre o fechamento da UPS Vila Sandra. De acordo com o parlamentar o espaço é essencial para combate à criminalidade na região e o seu fechamento gera preocupação à comunidade (074.00008.2022). 

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva