Indiara Barbosa: a vereadora campeã de votos na eleição municipal

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 02/02/2024 08h05, última modificação 01/02/2024 18h09
Com 12.147 votos em 2020, vereadora do Novo se tornou a primeira mulher campeã em uma disputa eleitoral em Curitiba.
Indiara Barbosa: a vereadora campeã de votos na eleição municipal

Indiara Barbosa ressalta a importância da fiscalização do Poder Executivo feito pelor vereadoras e vereadores. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)

A Câmara Municipal de Curitiba fui fundada em 1693, junto com a criação da cidade. Exatamente 327 anos depois, pela primeira vez na história da capital paranaense, uma mulher se tornava a vereadora mais votada entre todos os candidatos. Quem escreveu seu nome na história com esse feito foi Indiara Barbosa, parlamentar filiada ao partido Novo. Em 2020, recebeu 12.147 votos. Dois anos antes, candidatou-se a deputada estadual, mas não foi eleita. A experiência serviu para ela se preparar melhor para a campanha municipal. “Por que não fui eleita lá em 2018? O que fiz que poderia ter sido melhor? Vamos trabalhar agora em 2020”, revelou Indiara, em entrevista ao programa Você me representa.

Indiara é natural de Umuarama, cidade do noroeste do Paraná, passou a infância no Norte do Brasil, na cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia. Veio morar em Curitiba quando tinha 14 anos e, desde então, se considera uma curitibana. “Curitiba acolhe muito bem as pessoas”, disse Indiara, ressaltando que a capital paranaense tem sido uma das cidades que mais tem recebido imigrantes ou refugiados venezuelanos ou haitianos.

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube

Em Curitiba, Indiara Barbosa estudou na Escola Cecília Meirelles, no Bairro Alto, e no Colégio Estadual do Paraná. Formou-se em Administração e em Contabilidade. Por 14 anos, trabalhou em empresa multinacional de auditoria. Apesar da experiência na iniciativa privada, afirmou que sempre se interessou pela política. Como parlamentar, quer trazer práticas da iniciativa privada para a gestão pública, como gestão mais eficiente, planejamento estratégico e processo seletivo.

Entre suas bandeiras, Indiara destacou o papel de fiscalização feito pelo Poder Legislativo. “Consegui explicar isso para as pessoas, que eu queria vir para a Câmara como vereadora para fiscalizar, cuidar do dinheiro do cidadão”, disse a vereadora. Entre seus projetos, destacou a Política Municipal de Transparência em Obras Públicas. “Existem obras na cidade que estão há décadas em andamento, às vezes atrapalhando a vida das pessoas, porque o trânsito fica muito complicado”, disse. Indiara também destacou o projeto para maior transparência das filas de saúde pública de Curitiba e a flexibilização do horário do comércio.

Por fim, ela destacou a importância de aumentar a participação feminina na política. De sua experiência como vereadora mais votada e mãe durante o mandato, destacou: “É possível! Acredito que a dificuldade das mulheres para alcançar cargos de liderança ou até entrar na política se deve também à questão familiar, às vezes as mulheres acabam se dedicando mais à criação dos filhos, às atividades em casa”.

CMC Podcasts: programas para Curitiba se encontrar

A Câmara Municipal de Curitiba inova na comunicação com a população com os programas do CMC Podcasts. Por meio de 14 programas publicados no YouTube e no Spotify, a instituição deixa mais transparente o diálogo da instituição com cidadãos e cidadãs curitibanas. Além de apresentar o perfil dos representantes parlamentares municipais, há programas que abordam temas importantes para a cidade e também de entretenimento, falando sobre Curitiba e curitibanices.

Assista à entrevista com a vereadora Indiara Barbosa no Você me representa via YouTube ou Spotify.