Serviços de limpeza e asseio destacados na solenidade dos 40 anos do Siemaco

por João Cândido Martins | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 17/05/2022 17h05, última modificação 18/05/2022 11h25
Entidade representa mais de 50 mil trabalhadores. Homenagem também visou conscientizar a população quanto à importância dos profissionais da área.
Serviços de limpeza e asseio destacados na solenidade dos 40 anos do Siemaco

A Câmara Municipal de Curitiba comemorou o Dia dos Trabalhadores em Asseio e Conservação e a passagem dos 40 anos de fundação do Siemaco. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba comemorou o Dia dos Trabalhadores em Asseio e Conservação (lei municipal 12.005/2006) e a passagem dos 40 anos de fundação do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (Siemaco). A solenidade foi presidida pelo vereador Tico Kuzma (Pros), presidente do Legislativo Municipal, que assinalou o reconhecimento da Câmara aos profissionais da área e também propôs uma conscientização da população quanto à importância dos serviços de limpeza. “Hoje, pela manhã, recebemos seis garis que atuam no entorno da Câmara para um café da manhã no gabinete da presidência. São pessoas como eles que arduamente possibilitam que Curitiba seja conhecida como uma das cidades mais limpas do Brasil”, disse o vereador.

Também compuseram a mesa as seguintes autoridades: Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba; vereador Mauro Bobato (Pode); Manassés Oliveira da Silva, presidente do Sindicato dos Empregados em Asseio e Conservação do Paraná e ex-vereador; Rogério Bueno de Queiroz, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac); Edelson Marques Reis, diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente representando a secretária Marilza do Carmo Oliveira Dias; Paulo Rossi, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT-PR); Adonai Aires de Arruda, presidente da Fundação de Asseio e Conservação do Paraná (Facop). Também estava presente a vereadora Noemia Rocha (MDB).

O presidente da Casa, vereador Tico Kuzma, promoveu a saudação oficial. Para ele, a sessão solene em comemoração ao Dia do Gari e aos 40 anos do Siemaco tem por objetivo agradecer aos profissionais do setor e promover uma reflexão junto à sociedade quanto à importância de se valorizar aqueles que atuam nos serviços de limpeza e conservação. “Eles estão nas escolas, aeroportos, edifícios públicos e privados. Acordam cedo e, com muita disposição e alegria, se esforçam para manter o asseio da nossa cidade, enquanto buscam o sustento de suas famílias”, declarou Kuzma.

Ele também exaltou os anos de luta e conquistas do Siemaco, entidade representativa da classe que chegou aos 40 anos de existência representando atualmente mais de 50 mil trabalhadores em Curitiba, Região Metropolitana e litoral. “Um órgão de classe que foi fundamental na regulamentação de avanços e conquistas para a classe, como, por exemplo, o benefício social familiar incluindo natalidade, a proteção em caso de incapacitação, o auxílio-funeral, a capacitação profissional e a maior soma de piso salarial e benefício do país”.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, agradeceu aos profissionais da área de limpeza em nome dos curitibanos e do prefeito Rafael Greca. “Pessoas que tiveram papel decisivo na manutenção da sociedade em tempos de pandemia. Graças, em parte, a eles, Curitiba não teve um impacto tão severo quanto se verificou em outras cidades”. Pimentel frisou que Curitiba tomou a decisão acertada de destinar as primeiras vacinas aos profissionais da área médica e, na sequência, aos que atuam na área de limpeza.

“Quando vejo um agente de limpeza com seu uniforme, sempre penso que, por trás dele, há uma família e que ele está ali promovendo aquele difícil serviço para conseguir o sustento da sua casa. Se Curitiba é reconhecida nacionalmente por sua limpeza, isso se deve ao trabalho de cada um de vocês”, afirmou o vice-prefeito.

Agradecimentos
Manassés, ex-vereador e presidente do Siemaco, entende que nesses 40 anos de existência e de luta pela categoria, o sindicato tem muito a comemorar. “Insistimos muito com os meios de comunicação para que ficasse claro que não éramos lixeiros, pois ‘lixeiro’ é aquele que produz lixo. Nós somos agentes de limpeza, profissionais do asseio e conservação. Somos garis, margaridas, coletores e varredores que querem ser tratados com respeito e isso se consegue por meio de um sindicalismo cidadão”, declarou o ex-vereador. Ele esclareceu que o sindicato não se preocupa apenas com o bem-estar dos trabalhadores, mas que a atenção se estende às suas famílias.

“Queremos que haja um reconhecimento coletivo em relação à relevância dos serviços de limpeza. Queremos que o profissional de asseio receba bom dia, boa tarde e boa noite, pois está prestando um importante serviço, sem o qual a sociedade desmoronaria”. Para ele, é necessário que a população entenda e respeite os profissionais, para que não se repita a cena de violência em que um morador de Colombo agrediu um profissional de limpeza porque um saco de lixo rasgou no meio da rua. “Sendo que, na verdade, foi o próprio morador que encheu o saco de lixo em excesso. Declaramos nosso protesto contra essa e toda e qualquer violência, em particular, as que sofrem os profissionais de limpeza” afirmou Manassés.

Maria José de Oliveira, técnica de segurança do trabalho que atua há mais de vinte anos no aeroporto Afonso Pena, pronunciou o agradecimento em nome dos homenageados. Ela parabenizou o sindicato que, segundo ela, este ano garantiu um satisfatório reajuste salarial. Natural de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas, Maria José se radicou em Curitiba e conseguiu se estabelecer profissionalmente no serviço de limpeza do aeroporto. “Antigamente éramos conhecidas como as ‘tias da limpeza’. Hoje, somos profissionais, agentes de limpeza”, afirmou ela. Roberto Gomes de Lima, outro homenageado da noite, também agradeceu e exaltou os esforços do sindicato em prol da categoria. Ele disse pertencer a uma família que há quatro gerações se dedica com orgulho aos serviços de limpeza.

Homenageados
Representando a classe dos garis que atuam em Curitiba, Cristiano Davi de Souza e Adenilson de Souza receberam premiações. Além deles, foram também homenageados: Fernando Scrobot, engenheiro civil, atual diretor de operações na empresa Paviservice Engenharia e Serviços Ltda; Maria José de Oliveira, técnica de segurança do trabalho que trabalha há mais de vinte anos no aeroporto Afonso Pena; Humberto Gonçalves, gerente de recursos humanos na empresa Auxiliar; Roberto de Lima, fiscal de limpeza ambiental do grupo Cavo - Estre Ambiental; Lucimara Alves, servente de limpeza na Câmara Municipal de Curitiba; Adilson Josias de Liz, porteiro que atua na sede de Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Genilda dos Santos, varredora que iniciou a atividade com estímulo do pai, também profissional de limpeza que atuou durante décadas na cidade de Araucária; e Lourdes da Silva, servente na Prefeitura de Curitiba, onde atua no gabinete do prefeito Rafael Greca. O presidente Tico Kuzma também citou Francielle Barscz, supervisora da empresa Obra Prima que coordena as atividades de limpeza da Câmara Municipal de Curitiba.