Igreja Quadrangular Juvevê será homenageada na Câmara de Curitiba

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. — publicado 28/04/2025 16h05, última modificação 28/04/2025 17h43
A congregação comemora 70 anos de fundação em 2025.
Igreja Quadrangular Juvevê será homenageada na Câmara de Curitiba

A solenidade acontecerá nesta terça-feira (29). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (29), às 19h30, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoverá uma sessão solene em homenagem aos 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Paraná, com a participação do Instituto Teológico Quadrangular Juvevê. De iniciativa do vereador Fernando Klinger (PL), a cerimônia acontecerá no plenário com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.

De acordo com o requerimento, a homenagem tem como intuito mostrar o papel da instituição como um pilar essencial na disseminação do conhecimento teológico e no fortalecimento da atuação ministerial no estado (061.00008.2025). Para o vereador, a igreja merece o reconhecimento por contribuir com a educação e o desenvolvimento social de toda comunidade. 

“A Igreja do Evangelho Quadrangular tem desempenhado um papel fundamental na vida espiritual, social e comunitária ao longo de seus 70 anos de existência no Estado do Paraná. Desde sua fundação, a denominação tem se destacado pela propagação da fé em Jesus Cristo como Salvador, pelo amparo aos necessitados e pela promoção da cidadania e o desenvolvimento humano”, complementa o vereador, na justificativa. 

História da Igreja do Evangelho Quadrangular

Fundada em 1923 pela missionária canadense Aimée Semple McPherson, nos Estados Unidos, a Igreja do Evangelho Quadrangular tornou-se uma referência mundial dentro do movimento pentecostal. A denominação chegou ao Brasil em 1951, impulsionando um processo de expansão que se espalhou por diversos estados, alcançando também o Paraná. Desde então, a igreja construiu uma trajetória sólida no país, marcada pela formação de comunidades de fé e pela atuação em projetos sociais, educacionais e de formação ministerial.

No Paraná, a presença da Igreja do Evangelho Quadrangular já soma 70 anos de história, com forte atuação tanto em Curitiba quanto em cidades do interior. Ao longo desse período, a denominação consolidou seu espaço no cenário religioso local, com crescimento constante e a implantação de templos e obras sociais em todo o estado. Além de sua missão evangelística, a igreja desempenha um papel relevante na promoção de ações comunitárias e de apoio social, reafirmando seu compromisso com a transformação espiritual e social das comunidades onde está inserida.

Como funcionam as sessões solenes?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos. 

Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A solenidade desta semana será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, e no Facebook. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2025. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.

Edição: Pedritta Marihá Garcia. 
Revisão: Ricardo Marques