Hospital Nossa Senhora das Graças homenageado pelo 70º aniversário

por Nicole Thessing* | Revisão: Ricardo Marques — publicado 05/10/2023 10h55, última modificação 05/10/2023 11h12
Além de destacar os 70 anos do Hospital Nossa Senhora das Graças, Câmara de Curitiba entregou outras homenagens durante as sessões plenárias desta semana.
Hospital Nossa Senhora das Graças homenageado pelo 70º aniversário

Homenagem aos 70 anos do Hospital Nossa Senhora das Graças foi proposta por 26 vereadores de Curitiba. (Foto: Carlos Costa)

O Hospital Nossa Senhora das Graças foi homenageado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na sessão da última segunda-feira (2), em comemoração aos 70 anos da instituição. O requerimento de Votos de Congratulações e Aplausos foi encabeçado pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode), com a coautoria de mais 25 vereadores. O número de vereadores subscritos, apontou Fachinello, mostra um “reconhecimento muito grande ao trabalho que vocês fazem durante esses 70 anos, além do atendimento à saúde, o trabalho da filantropia”.

Nossa Senhora das Graças recebe homenagemFachinello relatou que há sete meses sua filha nasceu no Nossa Senhora das Graças e que foi muito bem atendido por todos. “Nossa gratidão a cada um e cada uma de vocês pelos 70 anos de história, de legado, de atendimento na saúde, principalmente na filantropia, à população da cidade de Curitiba, do Paraná e do Brasil”, continuou. O vereador ainda elogiou a estrutura do hospital, “que está sendo cada vez mais modernizada”.

O Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças administra outros quatros hospitais: Maternidade Mater Dei, em Curitiba; Hospital da Providência e Hospital da Providência Materno Infantil, ambos em Apucarana; e Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, Santa Catarina. Receberam a homenagem a irmã Maria de Fátima Sobral, presidente do hospital; a irmã Maria do Carmo Marques, diretora financeira; Alex Marques, diretor executivo; Luiz Sallim Emed, diretor técnico; Glaucio Erlei de Souza, diretor de planejamento e filantropia; além de Eduardo de Oliveira Filho e Mônica Neves, da assessoria e da comunicação da instituição, respectivamente.

Além de Fachinello, o requerimento foi assinado pelos vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), Angelo Vanhoni (PT), Beto Moraes (PSD), Bruno Pessuti (Pode), Dalton Borba (PDT), Eder Borges (PP), Ezequias Barros (PMB), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Leonidas Dias (Solidariedade), Marcos Vieira (PDT), Mauro Bobato (Pode), Noemia Rocha (MDB), Nori Seto (PP), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Pier Petruzziello (PP), Professora Josete (PT), Rodrigo Reis (União), Sargento Tânia Guerreiro (União), Serginho do Posto (União), Sidnei Toaldo (Patriota), Tito Zeglin (PDT) (077.00604.2023).

Tito Zeglin homenageia organizador de concurso de belezaCâmara reconhece trabalho de organizador de concursos de beleza

Tito Zeglin (PDT) também entregou, na sessão plenária da última segunda, Votos de Congratulações e Aplausos ao organizador de concursos de beleza Danilo D'Ávila. O requerimento enaltece a “atuação visionária e determinada no sucesso de seus evento”. “[A agência] Danilo D’Ávila Propaganda é considerada a melhor organização em concursos de beleza da América Latina”, citou o autor.

Zeglin explicou que o homenageado iniciou a carreira como repórter esportivo e fundou a Danilo D'Avila Propaganda em 1967. A partir de 1977, “sua agência, além da propaganda, dedicou-se também a concursos de beleza, organizando e realizando concursos nacionais e internacionais, sendo pioneira em realizar concursos internacionais no Brasil” (077.00538.2023).

A entrega do diploma também foi acompanhada por: Giovana Vela (Miss Teen Nations 2022), Julia Botelho (Miss Brasil Infantil 2023), Lara de Paulo (Mini Cinderela Brasil 2023), Izabela Sayuri Inamura (Mini Miss Curitiba 2023), Marina Bozza (Miss Curitiba, Miss Paraná Infantil e Little Model Earth Brasil 2023) e Maria Clara Amaral (Miss Pré-Teen Curitiba 2023).

Rodrigo Reis homenageia Igreja PresbiterianaIgreja Presbiteriana da Silva Jardim é homenageada na Câmara

Rodrigo Reis (União) homenageou, na quarta-feira (4), a Igreja Presbiteriana da Silva Jardim, representada pelo reverendo Levy Correa de Oliveira, “uma pessoa renomada aqui na nossa cidade”, elogiou o vereador. O diploma de Votos de Congratulações e Aplausos foram concedidos em comemoração aos 65 anos de organização eclesiástica da instituição, completados no mês de setembro (077.00591.2023).

“Desejo que continue mantendo sua visão de proclamação do Evangelho de Cristo e investindo em vidas, tanto na área social, educacional, cultural, emocional, familiar e espiritual”, disse Reis. “Uma honra fazer parte dessa igreja”, finalizou. A homenagem também foi acompanhada pelos pastores Renato Outeiro da Cruz, Ricardo Tavares de Morais e Isaías Meireles, o tesoureiro Enéias Dominoni e Romulo Quenehen. 

Nori Seto entrega homenagem a atleta do Kung FuAtleta destaque do kung fu Sergio Tanoshi é recepcionado na CMC

Nori Seto (PP), também na quarta (4), entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao atleta Sergio Minoru Tanoshi pela conquista da medalha de ouro, na modalidade Xingyiquan, no 9º Campeonato Mundial de Kung Fu, realizado em Emeishan, China. O vereador destacou a conquista e sua trajetória de destaque nacional e internacional no kung fu (077.00578.2023).

Mais do que uma importante homenagem, disse Seto, os votos de congratulações são um registro oficial da demonstração de gratidão “por tudo que você [Tanoshi] representa para Curitiba, colocando o nome de Curitiba no lugar mais alto do pódio, divulgando, representando, enaltecendo a capital paranaense nos quatro cantos do mundo”. Esposa do atleta, Ayumi Ishida acompanhou a entrega do diploma.

João da 5 Irmãos entrega homenagem a Ozires OliveiraVereadores homenageiam servidor da Central 156 Ozires de Oliveira

Por fim, João da 5 Irmãos (União) entregou, na mesma manhã (4), homenagem ao servidor da Central 156 Ozires Pereira de Oliveira, que em outubro completará 21 anos de serviços prestados à cidade de Curitiba. No dia 29 de junho, também por iniciativa do vereador, a CMC realizou uma sessão solene em homenagem aos profissionais de teleatendimento que atuam na Central 156, da Prefeitura Municipal.

João das 5 Irmãos relatou que o homenageado é cientista político, especialista em Gestão de Projetos e, atualmente, gerente de operações do Instituto Cidades Inteligentes, responsável pela Central 156. “A Central 156 é como se fosse um para-choque da gestão municipal, o primeiro contato do cidadão com o serviço público; e é o principal canal entre o cidadão e a Prefeitura”, explicou o autor da homenagem. “Também é muito importante a questão da compilação de dados, [já que] a Central 156 junta todos esses dados e fornece aos gestores, o prefeito, secretários, para que se possa retratar a realidade dos problemas da cidade e também para alocação de recursos”, concluiu. 

Vereadores de Curitiba aprovam novos votos de congratulações

Durante a primeira semana de outubro, a Câmara também aprovou novos Votos de Congratulações e Aplausos. Na sessão plenária da última segunda (2), por exemplo, Mauro Bobato (Pode) debateu requerimento de sua autoria para homenagear os 33 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela lei federal 8.080/1990 (077.00603.2023).

“Embora ainda existam algumas reclamações e necessidades de aprimoramento, a gente acaba potencializando as eventuais falhas que a gente precisa sanar, e acaba deixando de valorizar o que é feito”, analisou Bobato. “Enquanto a gente está conversando aqui, tem muitas pessoas sendo atendidas, encaminhadas”, continuou, “e são mais de 50 mil atendimentos por dia.”

O vereador Oscalino do Povo (PP) parabenizou Bobato e pontuou que o atendimento à saúde 25 anos atrás era muito difícil e que houve muitos avanços. “Existe um grupo de conselheiros voluntários locais que têm sido valorosos colaboradores para que, juntos, com os técnicos, com a secretária [da Saúde], possam dar um respaldo positivo à saúde da população curitibana”, complementou.

Já na terça-feira (3), a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União) defendeu a entrega do diploma de votos de congratulações, de sua autoria, à Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos Inativos e Pensionistas (Amai) pelo aniversário de 32 anos da entidade (077.00650.2023). “Quero deixar aqui o meu parabéns e dizer para a Amai que continue defendendo os policiais militares”, declarou.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato