Homenagens em Plenário: atletas de kickboxing recebem Congratulações
Vereadora Meri Martins concedeu Votos de Congratulações pelo desempenho de atletas na Copa Paraná de Kickboxing, em agosto. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Dez vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aproveitaram o espaço do pequeno expediente, nas sessões desta semana, para conceder certificados de Votos de Congratulações e Aplausos. Por exemplo, na quarta-feira (28), a vereadora Meri Martins (Republicanos) reconheceu os atletas de kickboxing Samuel Camargo Lemes de Oliveira e Melissa Cristina Teixeira pela participação na Copa Paraná da modalidade, evento realizado em agosto, na capital do Estado. Samuel foi campeão, enquanto Melissa, ainda atleta amadora, conquistou bons resultados. "São dois jovens que estão fazendo história no nosso estado, na nossa cidade, através das artes marciais”, disse a parlamentar.
Melissa Teixeira, 23 anos, iniciou no esporte em 2022 buscando qualidade de vida, mas logo descobriu a vocação competitiva. Integrante da equipe Teixeira Team, já disputou sete lutas oficiais, com seis vitórias e uma derrota. Já Samuel Lemes, 31 anos, é atleta de kickboxing pela CWB Fight Club. Iniciou no esporte aos 14 anos e, desde então, acumula 20 lutas oficiais, com 18 vitórias, um empate e uma derrota. O kickboxing é um esporte de combate em pé que combina o uso de chutes (kick) e socos (boxing), nascido da fusão do boxe tradicional com artes marciais como o karatê e o muay thai (077.00820.2025 e 077.00823.2025).
ROTAM é homenageada por apreensão de drogas em Curitiba
O vereador Da Costa (União) abriu as entregas de homenagens em plenário, na última quarta, com a entrega do Voto de Congratulações e Aplausos para equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 23º Batalhão da Polícia Militar do Paraná. Ele destacou a atuação dos policiais em operação que resultou na apreensão quase 900 quilos de cocaína, em junho passado. "Vocês fazem a diferença na vida do curitibano e do paranaense”, enfatizou.
Da Costa explicou que a ação foi fruto de um trabalho de inteligência e monitoramento, iniciado na noite anterior. Depois de a equipe identificar movimentações suspeitas, foram realizadas abordagens a veículos e, além das drogas, houve a apreensão de uma pistola 9 mm carregada. Conforme o vereador, a operação resultou em um prejuízo estimado em R$ 50 milhões ao crime, reforçando a “importância do trabalho ostensivo e investigativo da Polícia Militar para a segurança pública e para a proteção da sociedade paranaense”. Estiveram presentes em plenário o cabo Thiago Vinícius Alves e os soldados João Paulo Stanislawski, Darlon de Souza e Gustavo Henrique Kosteczka. Também foram homenageados ao comandante da ROTAM, o tenente Gimenes, e os soldados Thainan Echer, João Victor de Araújo Perussulo e Grazielli Zabot Sangalli (077.00426.2025).
“Nelson Cabeleireiro” tem trabalho reconhecido no Legislativo
Na sequência, foi a vez do vereador Tiago Zeglin (MDB) conceder o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao cabeleireiro Nelson Nones, proprietário do salão “Nelson Cabeleireiro”, localizado há mais de 50 anos no mesmo local. “Ele resta um serviço de excelência em seu segmento”, elogiou.
Neco, como é conhecido, é natural de Timbó, em Santa Catarina, e começou a sua trajetória profissional dia 8 de dezembro de 1972, com 16 anos de idade, quando abriu o estabelecimento. Atualmente, ele está com 69 anos de idade e “contabiliza mais de 300 mil atendimentos a clientes de todas as classes sociais, cores e crenças”. Durante o discurso, Zeglin até brincou: "Se você ainda não cortou o cabelo com o Neco, senhoras e senhores, vereadoras e vereadores, eu recomendo”. Em seguida, ela ainda destacou que o carisma e a excelência na prestação de serviços são marcas registradas, que fazem de Neco uma referência na capital paranaense (077.00363.2025).
Empreendedor do Sítio Cercado é enaltecido na CMC
O vereador Marcos Vieira (PDT) fechou as homenagens em plenário, desta quarta, com o reconhecimento ao proprietário do Supermercado Santana, Davi Santana Pereira. O parlamentar destacou que os Votos de Congratulações da Câmara de Curitiba reconhecem a atuação do empreendedor do bairro Sítio Cercado,”fomentando a economia e gerando emprego” para a região.
Homenagens destacam apoio a policiais e ações sociais em Curitiba
A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) deu início às homenagens desta terça-feira (28) com a entrega de dois certificados de Congratulações e Aplausos. O primeiro deles reconheceu a atuação do Centro de Atendimento Biopsicossocial (CAB) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), antigamente chamado de Seção de Assistência (SAS). “Eles fazem uma diferença enorme, pois a gente sabe o quanto os nossos policiais necessitam deste apoio”, enalteceu.
A vereadora entregou o diploma à chefe do CAB, a capitã Caroline Bail Rodrigues. A homenagem também foi acompanhada pelo marido dela, Marco Aurélio; pelos soldados Diego Douglas de Jesus da Silva e Rodrigo Xavier dos Reis; pelo segundo-sargento Jonathan Lebedieff dos Santos; e pelo terceiro-sargento Alex Heuder Romenske (077.00794.2025). Guerreiro também registrou a homenagem ao presidente da Suprema Solution, empresa de marketing digital de Curitiba, Reginaldo Lopes, pelo apoio a iniciativas sociais. “Obrigada pelo compromisso e pela disposição de nos ajudar”, afirmou (077.00796.2025).
Creche Autêntica recebe certificado de Votos de Congratulações
Na sequência, o vereador Tico Kuzma (PSD) reconheceu os 5 anos de fundação da Creche Autêntica, com a oferta de serviços de qualidade para pets em um ambiente acolhedor, livre e seguro. “É uma empresa familiar, construindo um espaço de amor e de dedicação e autenticidade”, apontou.
FABAPAR recebe reconhecimento pelos 85 anos de existência
Já na sessão plenária desta segunda-feira (27), os vereadores Guilherme KIlter (Novo) e Fernando Klinger (PL) concederam o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos às Faculdades Batista do Paraná (Fabapar) pelos seus 85 anos de fundação. “É uma iniciativa que vai muito além da oferta de cursos de formação teológica”, declarou o primeiro parlamentar.
Fundada em 1940, a instituição de ensino superior conta com 48 docentes e oferece 45 cursos. Reconhecida pelo MEC em 2001, Fabapar consolidou-se como uma referência em Teologia no país. Em 2010, foi criado o Bacharelado em Teologia EaD, ampliando o acesso a estudantes de diversos estados e países. “85 anos marcado por pioneirismo e profundo compromisso com a educação teológica de qualidade”, finalizou Kilter. Os vereadores entregaram o diploma de Congratulações ao pastor Rafael Tomazini. A homenagem foi acompanhada pelo pastor Antônio Kukul; pela gestora financeira e de recursos humanos, Elaine Vieira; pelo assessor jurídico Leandro Canto; pela coordenadora de secretaria, Danielle Valenzuela; pelo coordenador de comunicação, Daniel Cristo; pela secretária acadêmica, Denise Casburgo; e pela coordenadora de mestrado, professora Gleyds Domingues (077.00822.2025).
Clube de tiro mais antigo de Curitiba é destacado em Plenário
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) abriu as homenagens da semana homenageando o clube de tiro mais antigo de Curitiba, o SK Clube de Tiro. “Vocês não apenas ensinam o manuseio de armas, mas promovem a liberdade, a disciplina e a segurança de nossa sociedade”, declarou a parlamentar.
Durante a fala no pequeno expediente, Tathiana Guzella destacou a presença feminina no universo do tiro, questionando, “quantas mulheres hoje estão aprendendo a atirar para se defender?”, considerando que, segundo a vereadora, “a violência doméstica e os feminicídios aumentaram 41%”. Ela explicou que o SK Clube de Tiro se destaca na formação de atletas, instrutores e cidadãos conscientes, oferecendo treinamento técnico de acordo com as normas de segurança e incentivando a prática esportiva regulamentada. “Nós precisamos ter um olhar diferenciado para aquelas pessoas que desejam uma arma para se defender, que desejam ter uma arma para defender seus filhos ou mesmo defender terceiros”, complementou. A homenagem foi acompanhada por Ana Leticia Sabbagh, Ana Claudia Sabbagh e Adilson Sabbagh (077.00750.2025).
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba