Homenagem ao presidente da ACP e Mérito Esportivo confirmados em 2º turno

por Pedritta Marihá Garcia | Gabriel Kummer* — publicado 12/11/2025 14h30, última modificação 12/11/2025 16h44
Antonio Gilberto Deggerone será Cidadão Honorário de Curitiba.
Homenagem ao presidente da ACP e Mérito Esportivo confirmados em 2º turno

Antonio Deggerone nasceu em Santa Catarina e veio para Curitiba em 1966. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, nesta quarta-feira (12), em segunda votação, a proposta que visa homenagear o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone. Ele receberá, em breve, do Legislativo, o título de Cidadão Honorário, a maior honraria concedida a uma pessoa não nascida na capital paranaense.

O projeto de decreto legislativo recebeu 25 votos “sim”, unanimidade no momento da votação. A iniciativa partiu de Toninho da Farmácia (PSD) e ganhou a coautoria dos vereadores Tico Kuzma (PSD) e Rafaela Lupion (PSD), ao longo da tramitação, e posteriormente de Bruno Rossi (Agir), Eder Borges (PL) e Jasson Goulart (Republicanos), após a votação em primeiro turno, nesta terça-feira (11).

Natural de Tangará (SC), Deggerone chegou à cidade de Curitiba em 1966. Ele iniciou a carreira empresarial na década de 1970, passando por empresas como Sharp, Prosdócimo, Sanyo e Electrolux. Empreendedor, fundou a Exclusiva Veículos e tornou-se liderança na ACP, da qual é presidente desde 2023 (115.00018.2025). Ontem, a votação da homenagem foi acompanhada pelo presidente da ACP, que esteve em plenário. 

A Cidadania Honorária é o principal reconhecimento da Câmara Municipal a pessoas nascidas em outras cidades, enquanto o Vulto Emérito homenageia os curitibanos. Os critérios para a obtenção dos títulos, assim como os prêmios entregues pelo Legislativo da capital paranaense, são regulamentados pela lei complementar municipal 109/2018.

O projeto já pode ser promulgado por Tico Kuzma, que preside o Legislativo. A Sessão Solene para a entrega do título será no dia 2 de dezembro, às 19h30, no Palácio Rio Branco.

Mérito Esportivo: nomes da edição 2026 são ratificados

Os indicados para o Prêmio Mérito Esportivo 2026 também foram ratificados em segunda votação, com 25 votos “sim”. A honraria foi criada para agraciar personalidades locais que se destacaram em práticas esportivas, em nível nacional ou internacional. Conforme o projeto de decreto legislativo (088.00001.2025), no próximo ano, 33 personalidades do esporte curitibano serão homenageadas com o Prêmio. Os vereadores da 19ª Legislatura tiveram até o dia 30 de agosto para fazer as indicações à Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que elaborou o projeto. O projeto ainda precisa passar por uma votação final, na próxima segunda-feira (17), devido a uma emenda acatada em segundo turno. A proposição atualizou a lista de homenageados (033.00055.2025).

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques