Guardião da Suburbana de Curitiba: Câmara aprova homenagem a Levi Mulford
Levi Mulford contempla registro do início de sua carreira na Tribuna do Paraná. (Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná)
Por unanimidade, com 30 votos favoráveis, nesta segunda-feira (12), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram uma homenagem póstuma ao jornalista Levi Mulford Chrestenzen, famoso pela sua dedicação ao futebol da capital do Paraná. “Mais do que um jornalista, Levi foi um verdadeiro guardião da Suburbana, o mais tradicional campeonato amador da capital paranaense, e um pilar para a preservação da história do futebol no estado”, enalteceu Sidnei Toaldo (PRD), autor da proposição.
A Câmara de Curitiba aprovou a indicação do nome de Levi Mulford Chrestenzen para denominar um logradouro público da capital, que será definido posteriormente, em articulação com o Executivo. Quando isso ocorrer, a placa de rua conterá a inscrição “Levi Mulford Chrestenzen: Guardião do Futebol Amador Paranaense”. Falecido em 2020, aos 91 anos de idade, o homenageado dedicou 63 anos de sua vida à cobertura jornalística do futebol da capital do Paraná (009.00026.2024).
Levi Mulford começou sua atuação na imprensa em 1956, na Tribuna do Paraná, e tornou-se referência ao concentrar sua carreira no futebol amador. “Sua recusa em entrevistar Pelé, sob a justificativa de que só falava do amador, ilustra a fidelidade ao propósito de dar voz e visibilidade a um segmento esportivo de fundamental importância cultural e social”, justificou Sidnei Toaldo, que lamentou a ausência desse tipo de profissional atualmente.
Além de seu trabalho como jornalista, Levi Mulford organizou em sua casa, no bairro Juvevê, um museu dedicado à história do futebol paranaense, reunindo livros, recortes de jornal e fotografias de quase 80 anos de memória esportiva. Também foi coautor da obra "Futebol do Paraná – 100 anos de história", ao lado de Heriberto Ivan Machado. Durante a votação, Toaldo mostrou fotos do museu, do livro e imagens de arquivo do homenageado.
Durante o debate em plenário, Leonidas Dias (Pode) e Jasson Goulart (Republicanos) lembraram episódios e contaram histórias sobre Levi Mulford, que ficaram registradas na transmissão ao vivo no canal da CMC no YouTube. Antes de seguir para sanção do Executivo, a proposta ainda precisa passar por votação em segundo turno no plenário da Câmara, na semana que vem, dia 19 de maio.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba