Visita à Feaes, CIC e mais notas do dia 12 de abril

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 12/04/2023 14h50, última modificação 13/04/2023 12h03
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Visita à Feaes, CIC e mais notas do dia 12 de abril

Notas da sessão plenária do dia 12 de abril. (Arte: Arquivo/CMC)

Visita à FEAS
Líder do governo, Tico Kuzma (PSD) reforçou o convite a todos os vereadores para a visita, nesta sexta-feira (14), às 14 horas, ao Hospital do Idoso Zilda Arns e à Fundação Estatal de Atenção Especializada à Saúde (FeaeS). O objetivo, afirmou, é "ouvirmos e falarmos da Feaes e também fazermos uma visita ao Hospital do Idoso para aqueles vereadores que não o conhecem". O convite partiu do diretor-geral da Feaes, Sezifredo Paulo Alves Paz.

Fórum da Liberdade
Amália Tortato (Novo) disse que estará na cidade de Porto Alegre (RS), na quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, para participar no Fórum da Liberdade Segundo a vereadora, este é o maior evento nacional para o debate da liberdade e já teve mais de 30 edições.

Governo Federal*
Amália Tortato (Novo) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nessa quarta-feira (12), para criticar os 100 dias do Governo Federal. “O Presidente [Lula] vem demonstrando que quer ser lembrado como um presidente dos pobres e dos companheiros, ou seja, quer garantir que o pobre vai continuar sendo pobre enquanto ajeita a vida dos companheiros”, disse. A indicação da ex-presidente Dilma Rousseff para presidir o banco dos Brics também foi reprovada pela parlamentar. “Mesmo após ter deixado o país com uma das piores dividas da história, o Presidente presentou a companheira com esse cargo”, repudiou. A meta inflacionária e o saneamento básico também foram citados por Amália. “Ele [Lula] não se importa com os pobres. A lógica que o governo usa é 'estatais para os companheiros e o esgoto para a população mais carente'”, finalizou.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Cidade Industrial I*
Toninho da Farmácia (União) utilizou a tribuna do plenário para agradecer a Urbanização de Curitiba (Urbs) pela rápida solução encontrada para solucionar o problema de falta de ônibus para atendimento à população da região. “Fui atendido pelo Ogeny, presidente da Urbs, e sua equipe técnica, que rapidamente solucionaram o problema daquelas pessoas”, celebrou. O problema, segundo ele, tratava-se da retirada de uma das linhas que atendia o bairro, o que gerou insegurança para crianças e para adolescentes que dependiam desses ônibus para irem às escolas. “Ao narrar a situação dessas pessoas, fui prontamente atendido. É isso que esperamos de órgãos como a Urbs: que tenham para com a população um olhar mais humano”, disse Toninho.

Cidade Industrial II*
“Temos um problema sério na tubulação que faz a travessia das águas no CIC. É uma situação de urgência. Os moradores da região têm sofrido com alagamentos constantes”, frisou Toninho da Farmácia. O problema, segundo ele, trata-se de manilhas entupidas e que necessitam ser reparadas. O parlamentar informou ter realizado reunião com a secretária municipal de obras públicas destacando os problemas. “Os estudos estão sendo feito para que esse problema seja solucionado”, finalizou.

Documentos digitais*
A vereadora Amália Tortato (Novo) apresentou uma emenda substitutiva (035.00003.2023) ao projeto de lei que dispõe sobre as normas que regulam a aprovação de projetos, o licenciamento de obras e as atividades, a execução, a manutenção e a conservação de obras no município (005.00201.2021). Ela altera a redação do artigo 1°, incluindo no inciso 2° a permissão de utilização de ferramentas digitais para todos os atos de liberação necessários para a atividade econômica, não se restringindo apenas aos alvarás de localização e de funcionamento.

Fiação subterrânea*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) pergunta sobre a cumprimento da lei 14.593/2015 que prevê a substituição gradativa das redes aéreas de distribuição de energia elétrica, de telefonia, de dados e de televisão a cabo para uso de infraestrutura, exclusivamente, subterrânea. O parlamentar alega que a lei previa que as adequações deveriam ocorrer em 6 anos  prazo findado em abril de 2021 (062.00236.2023).

Centro médico*
Informações sobre o número de profissionais que atuam no Centro de Especialidade Médicas Encantar, bem como a quantidade de pacientes atualmente em fila de espera aguardando atendimento especializado, fazem parte do pedido do vereador Marcelo Fachinello (PSC) à Prefeitura de Curitiba (062.00237.2023)

Moradias*
Salles do Fazendinha (DC) encaminha à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) pedido de informações sobre a existência de estudos para a regularização das moradias situadas na rua Augusto Malhovano, bairro CIC. O vereador alega que moradores da região tem demonstrado interesse na regularização, porém não sabe como proceder com essa solicitação (062.00238.2023).

Trânsito*
A necessidade técnica do semáforo na avenida Desembargador Hugo Simas, no bairro Bom Retiro, bem como a existência de estudos para alteração viária que possibilitem maior segurança aos motoristas, fazem parte do pedido de informações do vereador Leonidas Dias (Solidariedade) encaminhado à Prefeitura de Curitiba (062.00239.2023).

Educação especial*
Informações sobre o número de vagas nas escolas municipais de educação especial e nos centros municipais de atendimento educacional especializado é o que pede Amália Tortato (Novo) à Secretaria Municipal de Educação. Ela quer dados sobre o número de crianças que aguardam por uma vaga nas unidades de ensino e sobre a quantidade de profissionais disponíveis, bem como as suas especializações (062.00240.2023).

Dedetização*
Nori Seto (PP) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a periodicidade da limpeza, da dedetização e da desratização dos ônibus de transporte coletivo, das estações tubo e dos respectivos terminais. O vereador pede ainda esclarecimentos quanto aos procedimentos adotados para essa limpeza (062.00241.2023).

Registro da sessão*
O vereador Hernani (PSB) fez informe à Casa de que o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, no Diário Oficial da União, Edital de Chamada Pública 5/2023 para a apresentação de proposta por estados e por municípios. O intuito é a ampliação das rondas e a criação de ações para melhorar a segurança nas escolas, por meio do programa nacional de segurança nas escolas.

Visita*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias Barros (PMB), de Rafael Tadaschi Diniz, gerente das estações de tratamento da Sanepar. Também foi registrada a presença do ex-prefeito e atual vereador da cidade de Almirante Tamandaré, Aldnei Siqueira, recepcionado pelo vereador Leonidas Dias (Solidariedade).

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Pier Petruzziello (PP), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Laura Perneta Almeida, esposa do ex-senador Henrique Almeida, ocorrido na última segunda-feira (10).


*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notas revisadas pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba