Frente parlamentar, veículo oficial e mais notas do dia 2 de agosto

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 02/08/2022 14h20, última modificação 31/01/2023 17h54
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Regularização fundiária
No próximo dia 9 de agosto, após a reunião da Comissão de Constituição e Justiça, um grupo de vereadores irá se reunir para instalar uma nova frente parlamentar, dedicada a acompanhar a regularização fundiária das áreas de ocupação dentro de Curitiba. Autor do convite para a atividade, Dalton Borba (PDT) informou que a intenção é acompanhar um Grupo de Trabalho criado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) sobre o assunto, que envolve também o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Veículo oficial
Referindo-se às notícias sobre o uso do veículo oficial fora dos limites de Curitiba, a vereadora Carol Dartora (PT) disse que estava retornando de uma atividade parlamentar, já que foi convidada para discutir projetos para a população LGBTQIA+ no Norte do Paraná. A Corregedoria da CMC abriu sindicância sobre o assunto na semana passada.

Falta de educação” 1
Sem ser identificado pelo tribuno, Zezinho Sabará (União) queixou-se publicamente de um outro vereador da CMC que, segundo ele, estaria colocando placas em obras do Executivo atribuindo a si a articulação para a realização das mesmas. O parlamentar disse que, em alguns casos, estava há anos pleiteando as benfeitorias e que essa apropriação é “desaforo”, “é falta de educação”.

Falta de educação” 2
Ao final da sessão, Salles do Fazendinha (DC) afirmou que era ele o alvo das falas do outro parlamentar. Comparando os modos de atuar para a resolução dos problemas da comunidade, ele disse que diverge de quem apresenta requerimentos pedindo ações do Executivo e não busca viabilizar a realização dos mesmos. “Quem faz obra é a prefeitura, não é o vereador”, disse.

Agentes Comunitários
No próximo dia 12, a Prefeitura de Curitiba irá implantar, na cidade, o piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e para os agentes comunitários de endemias, com pagamento retroativo a maio. A pauta vem sendo discutida na CMC há vários anos, tendo se tornado um pedido recorrente da Comissão de Saúde ao Executivo. O anúncio foi feito pela presidente do colegiado, Noemia Rocha (MDB).

Festival de Balões
Ganhou destaque no pequeno expediente a realização do 7º Festival do Balão Sem Fogo, no último sábado, dia 29 de julho, na cidade de Tunas (PR). Com permissão da Aeronáutica para a sua realização, uma vez que os balões não utilizam tocha, o evento reuniu 2 mil pessoas na cidade da Região Metropolitana de Curitiba. A pedido de Herivelto Oliveira (Cidadania), foram exibidos vídeos do festival em plenário.

Assassinato em Foz
Ocorrido durante o recesso parlamentar, o assassinato do guarda municipal de Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda, durante a sua festa de aniversário, por outro agente de segurança, descontente com a temática político-partidária da comemoração, foi lembrada em plenário por Carol Dartora e Professora Josete, do PT. Ambas prestaram solidariedade à família da vítima e pediram maturidade da população durante o período eleitoral, para que divergência ideológica não se transforme em crime político.

Congratulações e aplausos
Durante as votações da segunda parte da Ordem do Dia, receberam destaque em plenário as homenagens à equipe brasileira que venceu o Pan Americano de Ginástica - Julia das Neves Botega Soares, Carolyne Mercer Winche Pedro, Caroline Inácio Molinari e a treinadora Yrina Yashenko. Também a entrega de voto de congratulações e aplausos ao ciclista Victor Muraro Pereira, com vários prêmios na carreira, sendo o último o primeiro lugar geral no Circuito das Estações, em Colombo, neste ano.

Radar*
Foi protocolado na CMC um pedido de informações à Prefeitura de Curitiba solicitando relatórios e dados técnicos obtidos do semáforo e do radar de testes implantados na rua Sebastião Marcos Luiz, no bairro Cajuru (062.00527.2022).

Preservação*
A indicação fiscal do Bosque dos Mundiais, no bairro Portão, bem como a existência de projeto para preservação dos mananciais aos seus arredores, faz parte do pedido de informações protocolado na CMC (062.00528.2022).

Nota de pesar*
Foi apresentado voto de pesar pelo falecimento do jornalista, dentista e professor universitário Léo Kriger, ocorrido no último domingo (31), aos 80 anos (078.00048.2022). Em plenário, foi lamentado o passamento do médico José Sória Arrabal, ex-diretor-geral da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, aos 80 anos de idade.

Restrições eleitorais 1
Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. Por isso, desde já a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro.

Restrições eleitorais 2
Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência, porém com condicionantes (saiba mais). As referências nominais é que serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão:Vanusa Paiva