Fórum de debates na Câmara marca os 25 anos da Constituição

por Assessoria Comunicação publicado 25/10/2013 14h20, última modificação 20/09/2021 11h16

A Câmara Municipal de Curitiba vai comemorar os 25 anos da Constituição no próximo dia 29, terça-feira, às 14h30, com um Fórum de Debates que contará com a participação de deputados constituintes de 1988, professores e especialistas convidados. O evento é aberto ao público e está sendo organizado em conjunto com a Associação Paranaense de Imprensa e Centro de Estudos Brasileiros do Paraná, com apoio de entidades acadêmicas, representativas e culturais.

Segundo o vereador Paulo Salamuni, presidente da Câmara Municipal, “a Constituição de 1988 consolidou a redemocratização do Brasil e os 25 anos completados neste mês de outubro representam o mais longo período de normalidade política da era republicana”. Por isso a celebração, marcada para o dia 29, “vai assinalar essa conquista da cidadania brasileira, lembrando as lutas cívicas que decretaram o fim do regime autoritário”, ouvindo ex-ministros, parlamentares que integraram a Assembleia Nacional Constituinte pelo Paraná, além de expoentes da vida acadêmica e cultural paranaense.

Organizado no modelo de Fórum de Debates o evento permitirá ainda, a apresentação de contribuições de órgãos da sociedade e pesquisadores sobre as propostas de mudanças tidas por necessárias para o aprimoramento da Carta Política, com vistas à preparação do país para os desafios do futuro.
    
Expositores

Entre os expositores do Fórum estão o professor Ricardo Costa de Oliveira, cientista político do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná; o advogado Nilso Romeu Sguarezi, deputado federal constituinte de 1988 e, como comentadores, os srs. José Assis Utsch, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Centro de Estudos Brasileiros do Paraná; e René de Castro Berardi, professor do Departamento de Economia da UFPR. Também atuarão no evento o ex-ministro Euclides Scalco, que foi constituinte de 1988; Gilberto Rezende de Carvalho, ex-deputado federal e vice-presidente do Movimento Pró-Paraná e o professor Hélio de Freitas Puglieli, diretor cultural da Associação Paranaense de Imprensa, que coordenará a elaboração da Carta de Conclusões do Fórum - juntamente com uma equipe de membros do CEB, da API e voluntários convidados.

Dentro da programação, após as exposições e comentários, haverá uma sessão de debates com a participação do público, com o recolhimento de contribuições e sugestões para o aperfeiçoamento e atualização da Constituição; notadamente em relação aos anseios de maior participação da sociedade na governança pública, reforma das instituições políticas e preparação do Brasil para os desafios do futuro próximo.   

Para o ato comemorativo e os debates estão convidados, ainda, autoridades públicas, líderes partidários, parlamentares membros da Bancada Federal pelo Paraná e deputados da Assembleia Legislativa, entre outros. Para estudantes e outros interessados a Câmara emitirá, ao final dos trabalhos, certificado de participação com validade acadêmica.