Flanelinhas já têm registro profissional

por Assessoria Comunicação publicado 14/07/2009 16h20, última modificação 24/06/2021 10h51

Quarenta flanelinhas de Curitiba já têm carteira de trabalho com registro profissional de “guardador e lavador de veículos”. A informação é do Ministério do Trabalho. A profissão é regulamentada por lei federal, mas em Curitiba, o vereador Jair Cézar (PSDB) é o responsável pela mobilização dos guardadores de veículos. Um dos benefícios para a população é que isto trará mais credibilidade a estes profissionais, já que para conseguir o registro no Ministério do Trabalho (MT) devem comprovar que não têm antecedentes criminais. Além disso, garante alguns benefícios ao flanelinha, que pode contribuir com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
“Hoje temos uma média de mil guardadores informais nas ruas e o que buscamos é regularizar a profissão, cadastrar todos os guardadores de carros, identificá-los com uniformes e crachás para que o motorista saiba quem é a pessoa e também para que os guardadores se beneficiem. De maneira alguma a iniciativa pretende onerar o curitibano e quem decide quanto e se vai pagar a gorjeta, é o motorista”, disse o vereador.
Treinamento
Os flanelinhas passaram a contar com o registro profissional após a realização de conferência da categoria na Câmara de Curitiba organizada por Jair Cézar, onde compareceram cerca de 350 pessoas, entre guardadores e representantes das polícias, secretarias municipais, Ministério do Trabalho e parlamentares.
O guardador de carros Ary Joaquim Marcelino, 74 anos, foi um dos primeiros a conseguir o registro. Ele trabalha nas proximidades da Praça Oswaldo Cruz, de segunda-feira a sábado. “Trabalho das 7h às 17h e depois troco de turno com outro colega. É muito bom estar regulamentado, dá mais segurança”, disse. Com o registro, poderão contribuir com o INSS e garantir uma aposentadoria e outros direitos trabalhistas.
Além do registro, a ideia é futuramente providenciar uniformes, crachás e treinamento para estes profissionais. “Já entrei em contato com a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, para conseguirmos organizar o treinamento e estamos tomando providências também para conseguirmos os uniformes com a prefeitura”, contou o parlamentar. Assim que forem realizados os primeiros 100 registros, estes trabalhadores serão encaminhados à Secretaria Municipal do Trabalho para o primeiro curso de capacitação.
Jair Cézar ainda pretende organizar as áreas de atuação dos guardadores de veículos, e o período de permanência nas ruas. Futuramente, só poderão trabalhar nas vias públicas os que tiverem regularizados.
Cadastro
Para facilitar a fiscalização, Jair Cézar pretende fazer um cadastramento dos guardadores de carros para que, posteriormente, recebam crachá e jaleco. “Para a Polícia Militar, o fato de estas pessoas trabalharem com registro e cadastro com foto, será fator positivo para a segurança. Quando houver qualquer problema, saberemos quem trabalha naquela área para auxiliar com informações e até mesmo reconhecimento das vítimas”, disse o coronel Jorge Costa Filho, comandante do Policiamento da Capital.
O gabinete de Jair Cézar presta serviço de orientação e encaminhamento para conseguir o registro profissional de guardador de veículos. A pessoa precisa levar a certidão negativa de cartórios criminais, carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de quitação com o serviço militar, residência e de estar em dia com as obrigações eleitorais.