Feriado de Corpus Christi em Curitiba: CMC pede antecipação da Feira de Inverno

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 26/03/2024 15h50, última modificação 26/03/2024 15h57
Cinco sugestões do vereador Rodrigo Reis para as feiras de Curitiba foram avalizadas pela Câmara e serão enviadas ao Executivo.
Feriado de Corpus Christi em Curitiba: CMC pede antecipação da Feira de Inverno

Cinco sugestões do vereador Rodrigo Reis para as feiras de Curitiba foram aprovadas nesta semana. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (26), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) apoiaram a sugestão do vereador Rodrigo Reis (sem partido) para que a Feira Especial de Inverno comece no dia 28 de maio, quinze dias antes do previsto, em razão do feriado de Corpus Christi. O parlamentar argumentou que o número de turistas na cidade aumenta nesta data, por isso antecipar o início das feiras seria benéfico para quem visita a cidade e para os feirantes, que teriam mais pessoas conhecendo e comprando seus produtos.

“Foi determinado que no dia 12 de junho acontecerá o início da Feira Especial de Inverno, só que assim os feirantes perderão a oportunidade de estar vendendo seus produtos no feriado, que atrai um grande público de turistas na nossa capital, trazendo divisas e pessoas para nossa cidade”, argumentou Rodrigo Reis, ao defender em plenário sua indicação ao Executivo (205.00106.2024). Além desta, mais quatro sugestões do vereador sobre as feiras da cidade foram aprovadas nesta semana pelo plenário da Câmara de Curitiba.

Na lista de requisições de Rodrigo Reis ao Executivo está o pedido para que a avaliação dos produtos que serão vendidos na Feira de Artesanato do Largo da Ordem, nas feiras especiais e nas 27 feiras nos bairros volte a ser feita presencialmente pela Prefeitura de Curitiba, em vez dos meios digitais utilizados atualmente (205.00097.2024). Para o vereador, somente assim o Instituto Municipal de Turismo poderia diferenciar os verdadeiros artesãos das pessoas que revendem produtos industrializados. “Artesanato não dá para ser avaliado por foto”, opinou Reis, ontem (25), em plenário.

A vedação a eventos antes das 16 horas, aos domingos, no Largo da Ordem, é outra sugestão de Rodrigo Reis, com a justificativa de que, dessa forma, eles não interferirão na dinâmica da Feira de Artesanato (205.00098.2024). “A realização de eventos antes das 16 horas no Largo da Ordem atrapalha a retirada das mercadorias dos feirantes e a desmontagem das barracas”, justifica o parlamentar. Reis também requereu que a coordenação oficialize aos artesãos qual será o período de isenção da taxa de montagem e desmontagem das barracas da feira, que informalmente, disse o vereador, foi acordado em quatro anos (205.00102.2024). 

A última sugestão de Rodrigo Reis aprovada pelo plenário, que será convertida em ofício do Legislativo e enviada para análise da Prefeitura de Curitiba, é para que os resultados dos editais das feiras de artesanato sejam divulgados pelo menos 15 dias antes do início das atividades. “A divulgação antes é necessária para que os feirantes tenham tempo para investir na compra de matéria-prima e confeccionar seu artesanato. Hoje, o resultado está saindo com dois dias antes”, alertou o parlamentar (205.00099.2024).

Nori Seto pede profissionais de odontologia para a US São José

“A Unidade de Saúde São José passou por uma reforma, agora tem uma estrutura boa, mas faltam profissionais de odontologia. Há um [dentista] para 10 mil usuários. Por isso faço o apelo para que sejam disponibilizados mais profissionais”, pediu o vereador Nori Seto (PP), nesta segunda-feira (25), na CMC, ao justificar o pedido por mais contratações para o serviço público, que fica no bairro Augusta (205.00095.2024). A sugestão ao Executivo protocolada pelo vereador traz um abaixo-assinado dos moradores da região, com dezenas de assinaturas.