Aniversário de Curitiba: que tal tirar uma foto com as cores da cidade?

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 28/03/2024 08h00, última modificação 27/03/2024 09h07
Durante o mês de março, o Palácio Rio Branco recebeu sete iluminações cênicas diferentes, apoiando campanhas de saúde e cívicas.
Aniversário de Curitiba: que tal tirar uma foto com as cores da cidade?

De 29 a 31 de março, o Palácio Rio Branco estará iluminado com as cores de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Neste fim de semana, quando é comemorado o aniversário de 331 anos de Curitiba, que tal tirar uma fotografia com as cores da bandeira da cidade? De 29 a 31 de março, o Palácio Rio Branco estará iluminado de verde, vermelho e branco para festejar essa data especial. Para tirar aquela foto bem bonita para as redes sociais, basta vir ao prédio histórico onde são realizadas as sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e caprichar na selfie, no retrato, na panorâmica, na foto de família!

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco é usada pela CMC para festejar datas comemorativas, apoiar campanhas de conscientização e marcar posição sobre assuntos nacionais e internacionais. Só neste mês de março, o prédio já esteve colorido com seis temas diferentes, convidando a população da capital a cuidar da própria saúde, respeitar a diversidade e o direito dos povos à autodeterminação, com destaque para a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Março Lilás: Dia Internacional da Mulher e prevenção do colo uterino

O Palácio Rio Branco começou este mês iluminado na cor lilás, em referência às comemorações do Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 8 de março, a pedido da decana da CMC, vereadora Professora Josete (PT). O Março Lilás é uma campanha para a prevenção do câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) que pode evitar até 70% dos casos.

Respondendo a um pedido da Sociedade Paranaense de Nefrologia, o presidente da CMC, Marcelo Fachinello (Pode), requisitou a iluminação do Palácio Rio Branco nas cores azul, vermelha e amarela, em apoio às atividades do Dia Mundial do Rim, celebrado em 14 de março. Naquela semana, a Câmara de Curitiba recebeu, para a Tribuna Livre, o médico Paulo Henrique Fraxino, presidente da Sociedade de Nefrologia, que indicou o exame de creatinina para prevenir essas complicações médicas. “Cerca de 20 milhões de brasileiros têm doença renal e desconhecem. Em Curitiba, 170 mil podem ter alteração da função do rim sem saber”, alertou.

Mais recentemente, por recomendação da vereadora Maria Leticia (PV), a Câmara de Curitiba apareceu iluminada de roxo por causa da campanha de conscientização sobre a epilepsia, mundialmente conhecida como Purple Day. O objetivo é reduzir o preconceito com as pessoas que têm essa condição neurológica, na qual durante instantes uma parte do cérebro emite sinais incorretos, causando crises que podem se manifestar em convulsões ou outros sintomas, como ausências.

Câmara de Curitiba se iluminou de azul e amarelo para o Dia da Síndrome de Down

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down, 21 de março, o Palácio Rio Branco ficou colorido de azul e amarelo a pedido do vereador Pier Petruzziello (PP). A iluminação fez parte das atividades da Câmara de Curitiba para a data, que incluíram o convite para Marlene Dias Carvalho participar da Tribuna Livre e o atendimento especial às famílias de pessoas com Síndrome de Down no Mutirão Geral da Defensoria Pública do Estado (DPE).

Pontualmente, no dia 15 de março, para uma sessão solene destinada à visibilidade LGBTQIA+, organizada pela vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), o Palácio Rio Branco foi iluminado nas cores do arco-íris. Já na noite de 25 de março, a pedido do Professor Euler (MDB), o prédio histórico ficou nas cores vermelho e verde, em alusão à independência da República Popular de Bangladesh. Construído entre 1891 e 1895, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).