Feira Mamute retorna à Câmara de Curitiba neste sábado

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/11/2023 14h35, última modificação 17/11/2023 15h24
Programação da Mamute vai das 11h às 20h. Palácio Rio Branco, sede da CMC, estará aberto para visitação.
Feira Mamute retorna à Câmara de Curitiba neste sábado

Festival cultural reúne exposição de artes gráficas, música, gastronomia e atividades para as crianças. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abre as portas para a realização do festival cultural “Mamute, a Feira Gráfica”. A quinta edição do evento, criado para apoiar o trabalho de artistas independentes, será neste sábado (18), das 11h às 20h, no estacionamento da instituição e em parte da praça Eufrásio Correia. A entrada é gratuita.

A programação reunirá mais de 170 expositores de diferentes países e linguagens das artes gráficas, além de música, gastronomia e a Mamutinha, com atividades para as crianças. O Palácio Rio Branco, prédio centenário que é a sede da Câmara de Curitiba, também estará aberto e poderá ser visitado pela população. Às 14h30, a pesquisadora Clarissa Grassi conduzirá uma visita guiada pelo espaço, mas as vagas já foram preenchidas.

Tanto em 2022 quanto neste ano, quem articulou a realização da Mamute na CMC foi Maria Leticia (PV). A vereadora, que é a procuradora da Mulher e a segunda-secretária da Casa, chama a atenção para o protagonismo feminino. “É uma feira que já nasceu grande e é incrível, em especial porque a curadoria da Mamute é realizada por mulheres”, diz ela.

“Nós temos muitas mulheres lá, o que valoriza muito o evento do ponto de vista da participação da mulher em espaço culturais, em espaços de poder”, cita Maria Leticia. Ela lembra que a idealizadora da Mamute é uma mulher, a gestora cultural Ana Hupfer. Além disso, Maria Leticia destaca a importância do evento “ocupar os espaços públicos” da cidade.

Em 2022, cerca de 6 mil pessoas passaram pela Mamute. Neste ano, os organizadores do evento esperam atrair um público ainda maior. Os expositores, de diferentes estados brasileiros, da Argentina e do Uruguai, trarão diferentes linguagens artísticas, como gravura, ilustração, fotografia, cartazes, adesivos, postais, editoras independentes, HQs, zines, cerâmica, encadernação, lettering, moda autoral, estamparia artesanal e tatuagem. 

A programação musical terá início às 11h, com a DJ Kozmica. Às 13h, quem sobe ao palco é a cantora e compositora Rubia Divino. Entre as 15h e as 18h, será a vez da DJ Selecta Manzana. Às 16h, do trio Low Fly Trio, de música instrumental. As apresentações da Mamute serão encerradas pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, a partir das 19h (saiba mais). O evento tem a realização da Gloriosa Produção Cultural e o apoio, além da Câmara Municipal, da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).