Falta de transparência, Largo da Ordem e mais notas do dia 11 de abril

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 11/04/2023 16h15, última modificação 12/04/2023 05h36
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Falta de transparência, Largo da Ordem e mais notas do dia 11 de abril

Notas da sessão plenária do dia 11 de abril. (Arte: Arquivo/CMC)

Falta de transparência*
Professora Josete (PT) criticou a falta de transparência das informações prestadas pela Diretoria do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação. “É inaceitável termos em dois pedidos de informações uma discrepância tão grande nos números de crianças em fila de espera para as vagas dos centros municipais de educação infantil”, afirmou. A parlamentar recordou que as filas já podiam ter sido solucionadas pela gestão municipal. “Isso é um problema crônico da cidade e deve ser priorizado. Em grande medida, isso já poderia ter sido solucionado. Uma vez que esta demanda continua presente, reapresentamos a proposta para transparência na divulgação da fila de espera”, concluiu.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Finlândia*
Rodrigo Reis (União) usou a tribuna da CMC para destacar a visita da Cônsul Honorária da Finlândia, Roseanne Lunardelli Salomon. “Ela vem informar aos senhores vereadores que a Finlândia propôs à Prefeitura de Curitiba a oferta de uma pós-graduação para professores de escola pública”, disse. O governo da Finlândia, por meio da Universidade de Helsinki, demonstrou o interesse na realização de parceria para habilitar professores com uma abordagem que promove o protagonismo do aluno. “O curso proposto será de forma on-line e os melhores alunos terão a oportunidade de conhecer as estratégias pedagógicas que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo”, comemorou.

Largo da Ordem*
“Há mais de cinco anos venho discutindo e lutando por uma nova barraca na feira dos Largo da Ordem”, disse Rodrigo Reis (União). O parlamentar solicitou apoio dos colegas vereadores para que sejam discutidos “alguns pontos que ficaram subliminares e que necessitam ser esclarecidos, para não inviabilizar o trabalho dessas pessoas”, pediu Reis, se referindo à licitação feita pela Prefeitura referente à locação das barracas pelos feirantes. Atualmente há cerca de 1.100 feirantes que utilizam o equipamento locado.

Sociedade São Braz*
Sidnei Toaldo (Patriota) usou o pequeno expediente para parabenizar a Sociedade São Braz, que completou 103 anos. “No dia 1° de fevereiro de 1920 era fundada a Sociedade São Braz. Que até hoje mantém a opção pelo social”, celebrou Toaldo. A sociedade mantém parcerias com o poder público, além de desenvolver ações na cultura e no esporte. “O trabalho da diretoria é incansável, sempre procurando ajudar as instituições próximas, como escolas, creches e capelas”, disse. “É um orgulho vermos a história ser escrita por clubes tão tradicionais para a nossa cidade”, finalizou o parlamentar.

Sessão solene*
Ezequias Barros (PMB) convidou todos para a sessão solene que presta homenagem aos servidores públicos e trabalhadores da saúde que faleceram atuando no enfrentamento da Covid-19. A sessão solene será nesta quarta-feira (12), no Palácio Rio Branco, às 19h30. “Os desafios apresentados pela pandemia demandaram esforços de toda nossa sociedade, e aos trabalhadores da saúde, que lutaram com a própria vida para a segurança de nossa comunidade, devemos exaltar. Essa sessão solene é uma oportunidade de lembrar os esforços incansáveis destas pessoas”, exaltou Barros.

Doença de Parkinson*
O vereador Pier Petruziello (PP) fez informe à Casa que a data de 11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. “Esta data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1998, e tem como objetivo esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham melhor qualidade de vida, bem como a quebra de todo e qualquer preconceito”, esclareceu o parlamentar.

Emendas*
O vereador Mauro Ignácio (União) requereu informações sobre a execução de emenda estadual destinada pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar questiona o cronograma para a realização das obras de revitalização da rua Astor Toniolo, no bairro de Santa Felicidade (062.00233.2023).

Obesidade*
Marcelo Fachinello (PSC) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre as medidas que têm sido adotadas para implementação junto a estabelecimentos de ensino municipais e conveniados do Programa de Prevenção e Controle de Obesidade em Crianças e Adolescentes, criado pela lei 11.299/2004. O parlamentar quer informações sobre a existência de ações educativas, bem como a frequência de realização de exames biométricos nessas crianças e adolescentes (062.00234.2023).

Imóvel*
Informações sobre o imóvel com indicação fiscal 92141044, é o que pede Leonidas Dias (Solidariedade) à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar questiona se a unidade faz parte do espaço disponível para uso do CMEI Maria Aparecida Buscardin Hartmann, no bairro Cachoeira (062.00235.2023).

Coautoria de preposição I*
Indiara Barbosa (Novo) solicitou o ingresso na coautoria de três proposições de iniciativa de Rodrigo Marcial (Novo), que retornou à primeira suplência do partido (414.00039.2023; 414.00040.2023; 414.00041.2023). O primeiro projeto de lei institui o programa de adoção de logradouros públicos (005.00173.2022); o segundo projeto declara de Utilidade Pública o Clube Desportivo Paranaense (014.00005.2023); e, por fim, o terceiro projeto institui o Estatuto das Garantias dos Cidadãos (005.00060.2023).

Coautoria de preposição II*
Indiara Barbosa (Novo) também solicitou o ingresso como coautora (414.00042.2023) do projeto de lei que dispõe sobre a divulgação de dados sobre multas de trânsito em Curitiba, no portal da transparência do Executivo (005.00111.2022). A inciativa é de Flávia Francischini (União), que, em 2023, assumiu o mandato de deputada estadual.

Coautoria de preposição III*
Indiara Barbosa (Novo) solicitou ainda  o ingresso na coautoria de uma proposição de iniciativa de Denian Couto (Podemos), que, em 2023, assumiu o mandato de deputado estadual (414.00043.2023). O projeto de lei institui a política de transparência do valor cobrado a título de IPTU (005.00250.2021).

Visitas ao plenário*
Foi recepcionada em plenário, pelo vereador Marcelo Fachinello (PSC), a Cônsul Honorária da Finlândia, Roseanne Lunardelli Salomon, acompanhada também da ex-vereadora Julieta Reis. Outra presença registrada foi a do Pastor Valmir Soares Reis, da Igreja Avance, recepcionado pelo vereador Ezequias Barros (PMB).

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), o plenário fez um minuto de silêncio pelos falecimentos de Odair Muraro e de Ruanito dos Santos Pinheiro. Também foi incluído na homenagem, a pedido do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), o nome de Laura Beatriz Perneta Almeida. 

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques